O novo rei Charles III - Getty Images
Elizabeth II

Movimento antimonárquico cresce após morte de Elizabeth II?

Popularidade de Charles III nunca se equiparou com a de Elizabeth II e apoio ao sistema pode mudar nos próximos anos

Fabio Previdelli Publicado em 09/09/2022, às 12h26

Monarca mais longeva da história do Reino Unido, Elizabeth II também era uma figura extremamente popular no país. Segundo repercutido pela equipe do site do Aventuras na História, 75% dos britânicos tinham uma opinião positiva sobre ela. 

Mas com a morte de Sua Majestade Real na última quinta-feira, 8, aos 96 anos, a Família Real passa por um momento de incertezas, afinal, Charles III nunca fora tão bem quisto quanto a mãe, principalmente após seu relacionamento conturbado com Lady Di

Desta forma, o novo rei terá uma difícil missão: fazer com que a monarquia britânica ainda exista. "A rainha é a monarquia para a maioria das pessoas. Depois da sua morte, o futuro da instituição está em sério risco", declarou o executivo-chefe do grupo de campanha Republic, Graham Smith, no início deste ano, conforme relembrou a Reuters. 

Charles pode herdar o trono, mas não herdará a deferência e o respeito concedidos à rainha”, prosseguiu. 

O movimento antimonarquista

A opinião de Smith vai de encontro com a crescente do movimento antimonarquista no Reino Unido, onde muitos não acreditam que o sistema tenha mais espaço em uma democracia atual.

Ainda de acordo com a Reuters, autoridades do país apontam que a Família Real britânica custa apenas 1 libra (R$6) por ano para cada cidadão inglês, mas a Republic aponta que esse valor é muito mais elevado: 350 milhões de libras (R$ 2 bilhões).

Apesar disso, levantamentos recentes dão conta que a maioria dos britânicos apoia a monarquia, mas muito disso era impulsionado pela figura de Sua Majestade Real; o que fazia com que republicanos aceitassem que, enquanto ela estivesse viva, a mudança do sistema no país estaria longe de acontecer. 

Com a morte da monarca, porém, uma perspectiva favorável a manutenção se torna incerta, já que o apoio popular, segundo pesquisas, seria muito maior se o trono pertencesse ao príncipe William do que propriamente ao seu pai.

Reino Unido notícias Elizabeth II Família Real britânica charles iii antimonarquia

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola