A japonesa Tomiko Itooka - Divulgação/vídeo/Youtube/LongeviQuest
Tomiko Itooka

Morre Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, aos 116 anos

Nascida na cidade de Osaka, durante a Era Meiji, a japonesa Tomiko Itooka vivenciou diversos momentos históricos como a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais

Giovanna Gomes Publicado em 04/01/2025, às 10h27

Faleceu, no dia 29 de dezembro, a japonesa Tomiko Itooka, considerada a pessoa mais velha do mundo. Tomiko morreu aos 116 anos em uma casa de repouso localizada na cidade de Ashiya, conforme informou a rede pública de televisão NHK. A causa da morte não foi divulgada pela imprensa japonesa.

Tomiko havia recebido o título de pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness World Records em agosto de 2024, sucedendo a francesa Maria Branyas Morera, que faleceu na Espanha aos 117 anos. Nascida em 23 de maio de 1908, na cidade de Osaka, durante a Era Meiji, Tomiko vivenciou diversos momentos históricos como a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais.

Vida pessoal

Ao longo de sua vida, Tomiko formou uma grande família, com duas filhas, dois filhos, além de vários netos e bisnetos. Casou-se aos 20 anos e, durante a Segunda Guerra Mundial, administrou o escritório da fábrica têxtil de seu marido.

Reconhecida por sua vitalidade, Tomiko foi ativa desde jovem, praticando vôlei durante a escola e mantendo hábitos saudáveis, como caminhadas e escaladas. Ela subiu duas vezes ao cume do monte Ontake, de três mil metros de altitude, e aos 80 anos completou a tradicional peregrinação Saigoku Kannon, visitando 33 templos budistas.

recorde morre Guinness pessoa mais velha do mundo Tomiko Itooka

Leia também

The Jerry Springer Show: Produtor relembra programa que o fez pedir demissão


'Law & Order: The Menendez Murders' estreia no Brasil esta semana; saiba onde assitir!


O avião de Pablo Escobar que foi transformado em Airbnb


NASA detalha plano para trazer amostras de Marte até fim da próxima década


Casa de Walter White, o Heisenberg de Breaking Bad, é colocada à venda


Mistério de mulher desaparecida é resolvido graças a imagem do Google Maps