Jan, o bicho-preguiça - Divulgação/Zoológico de Krefeld/Vera Gorissen
Reino Animal

Morre na Alemanha Jan, o bicho-preguiça mais velho do mundo

'Jan', que faleceu aos 54 anos, entrou para o Livro Guiness dos Recordes como o exemplar mais idoso de sua espécie sob cuidados de humanos

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/08/2024, às 20h30

Nesta terça-feira, 27, foi confirmada a morte de Jan, o bicho-preguiça considerado o mais velho do mundo. O falecimento do animal, que tinha 54 anos e morava no zoológico de Krefeld, na Alemanha, foi divulgado pelo zoológico em um comunicado. 

Conforme repercutido pelo G1, Jan nasceu em ambiente selvagem, em 1969. Em 1986, ele morou por um tempo no zoológico Hagenbeck, em Hamburgo, antes ser transferido para Krefeld.

Foi muito difícil para os cuidadores se despedirem dele. Alguns o conheciam e cuidavam dele há mais de 25 anos", diz o comunicado do zoológico.

Recordista

Em 2021, Jan ficou conhecido no mundo todo ao entrar para o Livro Guiness, dos Recordes, como “o bicho-preguiça mais idoso aos cuidados de humanos”, título que chegou a ser contestado Paula, que também viveu na Alemanha, mas no zoológico da cidade de Halle.

Ele tinha o apelido de 'preguiça recordista', não apenas pela idade, mas também pelo alto número de filhotes que concebeu", acrescentou o zoológico.

O falecido Jan é pai de 22 filhotes em Krefeld, após acasalar com as fêmeas Lolita e Trine. Apesar da idade avançada, foi pai de uma fêmea em março deste ano, fruto da relação com Trine. 

Alemanha falecimento bicho-preguiça recordista Jan

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II