Fotografias de dois dos artefatos encontrados - Divulgação/ Autoridade Nacional de Apsara (ANA)
Arqueologia

Mais de mil relíquias são descobertas em escavação de Camboja

Os curiosos artefatos ainda precisam ser submetidos a análises; entenda!

Redação Publicado em 23/05/2023, às 14h48

Uma escavação no Parque Arqueológico de Angkor, localizado em Camboja (um país da Ásia), foi finalizada recentemente, com os pesquisadores envolvidos anunciando que conseguiram trazer à superfície nada menos que 1.055 relíquias históricas. 

Conforme informações do portal Heritage Daily, os objetos foram encontrados em meio às ruínas de um templo que teria sido construído ainda no século 10. Entre os achados havia ainda obras de arte e estátuas de metal representando Buda, com algumas delas sendo consideradas de confecção mai recente que a construção onde estavam. 

Vale enfatizar que, como a exploração do sítio arqueológico acabou de terminar, falta agora fazer a análise em laboratório dos artefatos escavados, momento no qual eles passarão por datações e serão também restaurados. 

Pesquisa em andamento 

Outro detalhe é que o estudo do Parque de Angkor está sendo conduzido pela Autoridade Nacional de Apsara (ANA), que é também o órgão responsável pela conservação do local histórico.

As estátuas antigas de metal foram um desenvolvimento de por volta do século 12, mas precisamos estudar mais para uma melhor compreensão dos objetos. Embora as escavações no local tenham sido concluídas, os artefatos estão em estado precário e precisam ser preservados com cuidado. Por isso, a equipa da ANA continua a proceder à sua limpeza e reparação", explicou Long Kosal, um porta-voz da ANA, através de uma declaração repercutida também pelo Heritage Daily. 
Mundo descoberta notícias arqueologia Camboja artefatos Angkor

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola