Trabalhadores encontram tesouro romano com 1.368 Moedas, avaliadas em cerca de 770 mil reais, no Reino Unido, próximo a Worcester; saiba mais!
Redação Publicado em 03/12/2024, às 12h30
Em um surpreendente achado arqueológico, trabalhadores da construção civil descobriram uma das maiores coleções de moedas romanas já encontradas no Reino Unido, avaliadas em mais de 100 mil libras esterlinas (cerca de 770 mil reais).
No total, foram desenterradas 1.368 moedas da Idade do Ferro e do período romano, datando da era do imperador Nero, em um canteiro de obras próximo a Worcester.
+ Moedas roubadas de naufrágios do século 18 são recuperadas nos EUA
Especialistas descrevem esta descoberta como "milagrosa", afirmando que se trata de uma dos achados mais significativos dos últimos cem anos. A maioria das moedas consiste em denários de prata, cunhados em Roma, abrangendo desde a República Romana em 157 a.C. até o reinado de Nero entre 54 e 68 d.C.
Denominado Tesouro da Conquista de Worcestershire, este conjunto de moedas representa um dos maiores acervos do período da Conquista Romana e é o mais significativo referente ao governo de Nero já localizado no país. Presume-se que as moedas pertenciam a um próspero fazendeiro que fornecia grãos e gado ao exército romano.
A descoberta ocorreu na região de Leigh e Bransford, a oeste de Worcester, no final do ano passado. Entre as moedas, destaca-se uma única peça de ouro identificada como um estater da Idade do Ferro, cunhado para a tribo britânica local dos Dobunni, que habitava Worcestershire entre 20 e 45 d.C. Supõe-se que o recipiente contendo as moedas tenha sido produzido em fornos de cerâmica situados ao pé das colinas de Malvern.
O achado foi oficialmente declarado como tesouro em junho deste ano. Agora, o Worcestershire Heritage, Art & Museums está buscando arrecadar 6 mil libras (aproximadamente 45 mil reais) para que o acervo possa ser exibido ao público.
Karen May, presidente do comitê conjunto de museus do Conselho do Condado de Worcestershire, comentou sobre a importância do achado: "É uma descoberta fantástica e crucial para aqueles que desejam entender mais sobre o patrimônio do condado. Este é um verdadeiro tesouro de Worcestershire que deve ser visto e apreciado pelos residentes por muitas gerações."
Sem 'Ainda Estou Aqui': filme brasileiro entra na lista de favoritos do NY Times
Kingda Ka, a montanha-russa mais alta do mundo, é desativada
Loja de animais exóticos viraliza ao apresentar tartaruga de duas cabeças
Em nova decisão, ONU discutirá a criação do Estado Palestino
Cobras de bronze e ovos intactos são desenterrados em antiga terma italiana
Assentamento pré-histórico e oficina de azulejos romana é descoberta na França