Pintado à mão entre 1834 e 1835, o livro 'Souvenirs de Rio de Janeiro' estava perdido desde 2008, quando foi roubado em São Paulo
Éric Moreira Publicado em 18/06/2024, às 07h59
Nesta segunda-feira, 17, a Polícia Federal recuperou, após 16 anos, um livro do século 19 com uma variedade de ilustrações feitas à mão, retratando diferentes paisagens do Rio de Janeiro da época. Ele estava perdido desde 2008, quando foi roubado.
Produzido por Johann Jacob Steinmann entre 1834 e 1835, o livro 'Souvenirs de Rio de Janeiro' foi roubado da biblioteca Mário de Andrade, na cidade de São Paulo, em 2008. Sua recuperação só foi possível graças a uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Metropolitana de Londres, segundo o UOL.
+ O Tatuador de Auschwitz: Livro que virou série é baseado em história real?
No caso, o livro foi encontrado com um colecionador brasileiro. Às autoridades, ele disse que havia adquirido a obra em uma casa de leilões em Londres, o que o livrou de qualquer problema, visto que teria adquirido legalmente.
Agora que foi descoberto, o livro será submetido à perícia da Polícia Federal. Posteriormente, conforme divulgaram as autoridades, ele deve ser devolvido à cidade de São Paulo, onde poderá ficar exibido em algum museu ou biblioteca.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II