Lyle e Erik Menendez - Divulgação/Netflix
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Lyle e Erik relembram reencontro na prisão

Depois de quase 30 anos do assassinato dos pais, Lyle e Erik Menendez se reencontraram na penitenciária de San Diego, Califórnia, em 2018

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/10/2024, às 19h30

Após a segunda temporada da série "Monstro", da Netflix, a história dos irmãos Menendez é resgatada em novo documentário da plataforma: "O Caso dos Irmãos Menendez". Na produção, já disponível no streaming, os irmãos relembram o momento que se reencontraram na prisão em 2018, depois de 21 anos da condenação pelo assassinato dos pais. 

Lyle e Erik Menendez foram presos em Los Angeles em 1990, acusados de terem matado os pais Jose e Kitty a tiros um ano antes. Inicialmente, eles foram mantidos sob custódia na Cadeia do Condado de Los Angeles, e só em 1996, com a condenação pelo crime, seriam transferidos para a unidade correcional da Califórnia, onde cumpririam duas penas de prisão perpétua

Entretanto, como explicam os próprios irmãos em documentário, eles foram separados no momento da realocação.

"Achávamos que iríamos para a mesma prisão", diz Erik, "eles o colocaram em uma van e eu não entendi por que eles estavam me colocando em outra. Comecei a gritar para Lyle e eles fecharam a porta. Foi a última vez que o vi".

Lyle Menendez foi enviado para a Prisão Estadual de Mule Creek, e Erik cumpriu pena em outras penitenciárias até parar na Richard J. Donovan.

Lyle passou mais de 20 anos insistindo para que fosse transferido para a mesma unidade prisional do irmão. Erik, por sua vez, fez greve de fome nos primeiros dias em detenção. Só em 2018 os irmãos se reencontraram, e cumprem pena em regime fechado até hoje.

Senti que finalmente era uma chance de curar", disse Lyle no documentário sobre o momento do reencontro.

O Caso

Em 20 de agosto de 1989, Lyle e Erik - com 21 e 18 anos, respectivamente - atiraram em seus pais à queima-roupa enquanto as vítimas assistiam televisão na sala de sua mansão em Beverly Hills. O julgamento sobre o caso teve início em 1993. À época, os irmãos alegaram que sofriam abusos sexuais do pai, Jose Menendez, e que a mãe, Kitty, se omitiu sobre isso.

O resultado do julgamento foi inconclusivo, uma vez que os juízes não conseguiram determinar se tratava de homicídio doloso ou culposo, respaldado pelas alegações de abuso.

+ Irmãos Menendez: As atualizações que ficaram de fora do novo documentário

Em 1996, sob novo julgamento, eles foram condenados por homicídio de primeiro grau e sentenciados à prisão perpétua sem liberdade condicional.

notícias reencontro irmãos Menendez Lyle Erik

Leia também

Ridley Scott arregaça as mangas para Gladiador 3: 'Tenho 8 páginas'


Imagens e alerta de Biden: O que se sabe sobre o furacão Milton


Filha de Elvis Presley manteve cadáver do filho em casa por dois meses, diz site


Em vídeo, astronauta registra imagens do Furacão Milton visto de estação espacial


Ator se defende de críticas por interpretar advogado gay em filme sobre Trump


Promotora do caso Menendez gera revolta em documentário da Netflix