A escultura em pedra, que estava enterrada, tinha pouco mais de 30 centímetros
Redação Publicado em 14/09/2023, às 16h52
Na Inglaterra, próximo a uma estrada em Kent, arqueólogos do Canterbury Archeological Trust (CAT), encontraram uma estátua de pedra que retrata Tritão, que na mitologia romana era filho de Netuno, deus do mar. A estátua revelada na região do país tinha pouco mais de 30 centímetros e estava enterrada.
Para o MailOnline, o curador da Grã-Bretanha Romana no Museu Britânico, Dr. Richard Hobbs, comentou:
Esta é uma peça de escultura realmente impressionante, sem dúvida de grande importância para a nossa compreensão da Grã-Bretanha romana e seu lugar no Império Romano mais amplo.”
Além disso, segundo repercutiu o jornal O Globo, Richard disse que por mais que na Grã-Bretanha alguns fragmentos de esculturas de Tritão sejam de conhecimento, nada semelhante ao atual achado foi encontrado antes. Vale destacar ainda que, nas escavações, uma tumba teve seus restos encontrados.
O Dr. Richard Hobbs comentou sobre a escultura encontrada: “Eles decapitaram a cabeça da escultura, provavelmente quebraram o braço ao mesmo tempo e colocaram a escultura voltada para baixo”, e completou:
Não é frequente encontrar uma escultura num sítio arqueológico, por isso é única… é uma verdadeira obra de arte.”
Isso porque, conforme especialistas, a peça teria sido depositada em um tanque de água constituído de argila fora de uso, com material de enchimento queimado.
A estátua de Tritão, esculpida entre o final do século I e o II d.C., possui cerca de 70 cm de altura e 70 cm de largura, sendo assim considerada grande. Além disso, seu peso é superior a 60 kg e ela estava enterrada apenas 40 cm abaixo do solo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro