Interior da igreja localizada no centro de Salvador - Divulgação / Fábio Marconi / PMS
Igreja de ouro

Igreja histórica no centro de Salvador tem teto escorado e pilar sem reboco

Tombada como patrimônio material do Brasil, a igreja de São Francisco de Assis vem enfrentando uma série de problemas estruturais

Giovanna Gomes Publicado em 05/08/2023, às 10h15 - Atualizado em 06/08/2023, às 10h42

Localizada no Centro Histórico de Salvador, a igreja de São Francisco de Assis, fundada no início do século 18, é tida como uma das mais imponentes da América Latina por especialistas em arte sacra.

Mas, apesar de tombado como patrimônio material do Brasil, o local — que é considerado uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo — vem apresentando problemas estruturais.

Segundo informações do portal G1, o templo religioso apresenta pinturas e teto desgastados, além de pilastras sem reboco e piso desnivelado em diversos pontos, o que dificulta a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida. Também é possível encontrar, ao visitar o local, um pedaço de madeira escorando o teto em uma das partes adornadas por azulejos portugueses.

Há pouco mais de um mês, um dos pátios da Igreja de São Francisco precisou ser parcialmente fechado devido ao risco iminente de queda do pináculo direito.

Essa estrutura, uma cúpula de metal com aproximadamente uma tonelada e meia de peso, passará por um processo de restauração, conforme informado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No entanto, apesar da urgência, o processo de restauração ainda está em fase de licitação, não havendo previsão para sua conclusão.

Igreja notícias Patrimônio Histórico Arte Sacra Centro Histórico de Salvador

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola