Javier Milei - Getty Images
Mundo

Governo Milei anuncia retirada de sigilo de documentos da ditadura argentina

O governo argentino irá retirar o sigilo de documentos que tratam das atividades militares e de guerrilha ocorridas durante a ditadura militar no país

Redação Publicado em 28/03/2025, às 15h30

O porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, anunciou que o governo vai retirar o sigilo de documentos que tratam das atividades militares e de guerrilha ocorridas entre 1976 e 1983, período marcado pela ditadura militar no país.

Em nota, o escritório da Presidência ressaltou que “o que aconteceu no passado deve permanecer nos arquivos da história, não na Secretaria de Inteligência do Estado”, destacando o compromisso de acabar com a opacidade que envolveu esses registros durante décadas e de torná-los acessíveis à sociedade.

Disputa pela memória

Segundo o governo, a abertura dos arquivos é fundamental para reconhecer o passado e garantir o direito à memória e à verdade, permitindo que a história seja entendida de forma completa e não como uma “narrativa política partidária”. 

A medida foi anunciada no Dia Nacional em Memória da Verdade e da Justiça – data que relembra o golpe militar de 1976 que instaurou o regime ditatorial. “Em uma data como esta, nós, argentinos, devemos valorizar a paz alcançada pela democracia e reafirmar nosso compromisso com a comemoração integral, sem omissões ou distorções políticas”, acrescenta a nota.

Embora a atual administração reconheça que a ditadura resultou em inúmeras vítimas da repressão, autoridades próximas ao presidente Javier Milei enfatizam o papel dos grupos guerrilheiros de esquerda, atribuindo-lhes a responsabilidade por sequestros, assassinatos e desaparecimentos.

Ao divulgar documentos sobre as ações dos militares, o governo também busca evidenciar os “crimes contra a humanidade” cometidos por organizações como o Exército Revolucionário do Povo (ERP), que atuaram na luta armada contra o regime. 

Argentina tortura Ditadura militar Democracia governo documentos Memória guerrilhas Javier Milei

Leia também

A previsão de Baba Vanga que teria se tornado realidade em 2025


Transatlântico lendário está prestes a se tornar o maior recife artificial do mundo


Placa tectônica está puxando crosta dos EUA para o interior do planeta


Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia


Cinco anos após cesárea, mulher descobre compressa esquecida no abdômen


Igreja Católica denuncia comércio ilegal de relíquias de Carlo Acutis