Momento em que bombeiros tentam apagar o fogo da explosão - Divulgação/YouTube/WELT/05.08.2020
Líbano

Governador de Beirute afirma que 'quase metade' da capital foi destruída por explosão

Ocorrida na tarde da terça-feira, 04, a catástrofe fez mais de 100 vítimas e deixou milhares de pessoas desabrigadas

Pamela Malva Publicado em 05/08/2020, às 14h10

Na tarde de terça-feira, 04, a cidade de Beirute, capital do Líbano, tremeu com uma enorme explosão. Hoje, o governador Marwan Abbud afirmou que “quase metade de Beirute está destruída ou danificada” depois da catástrofe.

Tudo começou por volta das 18h, no horário local. O estrondo, captado por dezenas de celulares, foi ouvido a quilômetros de distância e a fumaça tomou a cidade. Em estado de emergência, os bombeiros demoraram horas para extinguir o fogo que se alastrava.

Muito além do caminho da destruição, a explosão ainda fez mais de 100 vítimas e outras 4 mil pessoas ficaram feridas. "Dei uma volta por Beirute. Os danos podem chegar a entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões", afirmou o governador. 

Capital libanesa destruída após a explosão na região portuária / Crédito: Wikimedia Commons

 

A quarta-feira, 05, começou com intensas buscas por desaparecidos. Em comunicado oficial, a Cruz Vermelha Libanesa informou que suas equipes “ainda estão realizando operações de busca e salvamento nas áreas circundantes".

Atualmente, devido ao estrago da catástrofe, entre 250 mil e 300 mil pessoas estão desabrigadas. Os hospitais, por sua vez, estão saturados — já que, desde o começo da pandemia do coronavírus, estão lidando com centenas de pacientes.

Segundo o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, a causa da explosão foi a detonação de 2.750 toneladas de nitrato de amônia, uma substância química utilizada na composição de fertilizantes e explosivos. O premiê libanês ainda decretou esta quarta-feira como dia de luto nacional, em homenagem às vítimas da catástrofe.

Líbano Catástrofe notícia explosão Beirute

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha