Fenômeno durou milissegundos, mas pôde ser captado por uma câmera
Giovanna Gomes Publicado em 05/04/2023, às 11h23
No dia 27 de março, um halo vermelho misterioso brilhou brevemente no céu da comuna de Possagno, no norte da Itália, passando despercebido pela maioria das pessoas. No entanto, o fotógrafo de natureza Valter Binotto capturou o fenômeno em sua câmera e compartilhou a imagem em seu perfil do Instagram nesta quarta-feira, 5.
De acordo com Binotto, o anel com diâmetro de cerca de 360 km e altura de 90 a 100 km é conhecido como Elve (abreviação em inglês para “Emissões de Luz e Perturbações de Frequência Muito Baixa devido a Fontes de Pulsos Eletromagnéticos”), um tipo de sprite que se forma acima de tempestades com raios muito poderosos. O fenômeno foi registrado às 21h43 no horário local.
Segundo informações da Revista Galileu, a Organização Metereológica Mundial define sprite como sendo uma “descarga elétrica em grande escala que ocorre na atmosfera a cerca de 50 a 90 km, acima de grandes sistemas de tempestades”.
Como informou o portal Live Science, o anel vermelho, no entanto, não se encontrava acima da cidade de Possagno, tratando-se apenas de uma questão de perspectiva. Na verdade, o enorme círculo estava sobre o centro da Itália e parte do Mar Adriático, e o raio que o gerou estava localizado a uma distância de 285 km em linha reta de Polverigi, na província italiana de Ancona.
Binotto afirma que esta é a melhor foto já tirada deste fenômeno e que a temporada de Elves está apenas começando na Europa e na América do Norte. Ele espera capturar mais desses fenômenos sempre que houver condições favoráveis.
Round 6: Quanto vale o prêmio da série em reais?
Assassina de Selena Quintanilla-Pérez pode ganhar liberdade condicional
Anjos do século 18 são revelados em antiga igreja histórica dos EUA
Lâmpada de óleo de 1.700 anos é descoberta em Jerusalém
Ex-jogador de futebol da seleção russa morre na guerra
Médica brasileira morre durante incêndio em hotel na Tailândia