O Patinho Feio - Jean Louis Fonseca/Arquivo pessoal
Filmes

“O Fantástico Patinho Feio” conta a história de quatro garotos que construíram seu próprio carro

Os jovens tinham 18 anos, viviam em Brasília e, em 1967, usaram lataria velha e peças doadas para participar de uma corrida

Letícia Yazbek Publicado em 27/11/2018, às 17h00

Em cartaz em todo o país, o documentário O Fantástico Patinho Feio narra a história de quatro garotos de Brasília que, em 1967, entraram para a história do automobilismo brasileiro.

Aos 18 anos, os garotos Jean Louis da Fonseca, Alex Dias Ribeiro, Helládio Toledo e Zeca Vassalo tinham o sonho de participar de uma das maiores corridas do país, os 500 quilômetros de Brasília. Eles haviam acabado de tirar a carteira de motorista e não tinham dinheiro para comprar um carro.

Para participar da competição, os garotos decidiram construir um carro do zero, a partir de latarias velhas e peças doadas. Com pouco conhecimento e quase nenhuma estrutura, conseguiram criar um Frankenstein do automobilismo. Devido ao visual pouco elegante, o carro foi chamado de Patinho Feio.

Os quatro amigos e o carro construído por eles Jean Louis Fonseca/Arquivo pessoal

Pilotando contra outros 33 carros – muitos de grandes marcas internacionais –, os jovens se revezaram no volante durante seis horas. E o Patinho Feio conseguiu terminar a corrida em segundo lugar, comemorado como se fosse o primeiro.

Dirigido por Denilson Félix, o documentário reconstroi os melhores momentos da história do Patinho Feio ao mesmo tempo em que mostra como a cultura e a formação de Brasília incentivaram o automobilismo.

Apesar de não aparecerem juntos, os quatro amigos – hoje senhores – relembram os detalhes da história e contam como o Patinho Feio se tornou o grande símbolo do automobilismo em Brasília.


O Fantástico Patinho Feio, direção de Denilson Félix, Brasil, 74 minutos, em cartaz

Brasil História História do Brasil carro Corrida Brasília automobilismo Zeca Vassalo Helládio Toledo Alex Dias Ribeiro 500 quilômetros de Brasília Jean Louis da Fonseca

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola