Festival inclui documentários sobre Rita Lee e vivência de povos indígenas - Divulgação
Festival inclui documentários sobre Rita Lee e vivência de povos indígenas - Divulgação
Festival

Festival apresenta 85 documentários gratuitamente em São Paulo e no Rio de Janeiro

Festival 'É Tudo Verdade', que tem início nesta quinta-feira, ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; saiba onde assistir!

Giovanna Gomes Publicado em 03/04/2025, às 09h11

Tem início nesta quinta-feira, 3, o festival É Tudo Verdade, o maior evento de documentários da América do Sul, que celebra 30 anos de história.

Idealizado por Amir Labaki, o festival será realizado em São Paulo e, a partir de sexta-feira, 4, no Rio de Janeiro, trazendo ao público 85 produções nacionais e internacionais, representando mais de 30 países. Na capital paulista, as exibições gratuitas acontecerão no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e Centro Cultural São Paulo. Já no Rio, ocorrerão nos cinemas Estação Net Botafogo e Estação Net Rio, até o dia 13.

Amir Labaki, diretor-fundador do evento, reforça a importância do gênero documental como ferramenta contra as fake news, destacando que os festivais de cinema proporcionam uma experiência coletiva de apreciação e reflexão. Ele espera que cerca de 20 mil pessoas participem das sessões nas duas cidades, aproveitando o que ele define como um "ritual amoroso" de assistir e reagir coletivamente aos filmes.

Destaques

De acordo com o portal O Globo, entre os destaques da programação, estão clássicos como Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, e Noel Field — A lenda de um espião (1996), do suíço Werner Schweizer. Além disso, o festival traz novidades, como Ritas (2025), dirigido por Oswaldo Santana, com um depoimento inédito de Rita Lee, e Viva Marília (2024), de Zelito Viana, uma homenagem à atriz Marília Pêra.

Outras produções marcam presença. Minha terra estrangeira (2025), codirigido por João Moreira Salles, aborda a vivência de povos indígenas durante a eleição de 2022, e Esperando por Liat, de Brandon Kramer, premiado como melhor documentário no Festival de Berlim 2024, que narra a experiência da família de uma israelense-americana após seu sequestro pelo Hamas.

Rio de Janeiro São Paulo festival documentários gratuito É Tudo Verdade

Leia também

Titanic: Engenheiros continuaram trabalhando apesar do naufrágio, revela varredura


'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização


John Lennon guardava sarcófago de 3.000 anos na sala de casa


Especialistas sugerem nova causa para o fim do Império Romano


O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo


Fábrica de corante roxo da Idade do Ferro é descoberta na costa de Israel