Falcão é capturado na Inglaterra - Reprodução/Youtube (@BBCNews)
Falcão é capturado na Inglaterra - Reprodução/Youtube (@BBCNews)
Mundo

Falcão que perseguia e atacava homens carecas é capturado na Inglaterra

Após semanas aterrorizando moradores de Flamstead, na Inglaterra, um gavião-de-cauda-ruiva (Harris’s hawk, em inglês) foi finalmente capturado

Redação Publicado em 05/04/2025, às 10h00

Após semanas aterrorizando moradores de Flamstead, na Inglaterra, um gavião-de-cauda-ruiva (Harris’s hawk, em inglês) foi finalmente capturado. A ave, que realizava voos rasantes sobre homens carecas, chegou a atacar cerca de 50 pessoas e fez com que muitos passassem a usar capacetes para se proteger.

O falcoeiro Alan Greenhalgh, que ajudou na captura, acredita que o animal tenha fugido do cativeiro. Ele explicou que o comportamento agressivo da ave estava ligado a hormônios e rituais de cortejo. 

“Se ele realmente quisesse agarrar alguém, já teria feito isso. Esses voos rasantes, ao que me parece, são hormonais, um tipo de cortejo, porque só começaram nas últimas semanas, justamente na época de acasalamento”, disse Greenhalgh ao jornal The Independent. 

O zoológico Whipsnade, localizado nas proximidades, confirmou que o gavião não pertencia a eles, mas ressaltou que a espécie não costuma ser "ativamente hostil aos humanos", a menos que se sinta ameaçada.

Captura

O gavião foi capturado no jardim de Steve Harris, um morador da região, que conseguiu contê-lo ao lançar uma gaiola sobre ele.

O gavião me perseguiu pelo vilarejo enquanto eu corria. Quando voltei, ele pousou no telhado do meu galpão. Eu usava a gaiola para me proteger e, quando ele ficou a poucos centímetros, tomei coragem e a lancei sobre ele. Então, chamei o falcoeiro, que veio acalmá-lo", contou à BBC News. 

Apesar da resistência, o animal foi recolhido sem ferimentos e, segundo Greenhalgh, estava bem alimentado graças aos cuidados da comunidade. “Alguns moradores estavam alimentando ele, então ele estava gordo como um barril. Ele não estava magro, estava no auge da forma. Muito, muito saudável”, destacou. 

Agora, a ave será reeducada para voos controlados e viverá sob supervisão. Em nota, o Conselho Paroquial de Flamstead celebrou a captura pacífica, garantindo a segurança dos moradores sem prejudicar o gavião.

O aposentado Jim Hewitt, de 75 anos, morador da vila, comemorou a captura. Ele foi ferido no rosto pelo animal ao sair para comprar leite e jornal na quarta-feira, 2. “Estou aliviado que ele foi pego e não precisou ser morto ou levado a tiros. Eu tinha que tomar cuidado. O certo era ir de carro até a loja. Mas eu não ia me render para um passarinho qualquer”, brincou. 

Inglaterra ataque ave captura Falcão Harris’s hawk gavião-de-cauda-ruiva Flamstead Alan Greenhalgh

Leia também

Papa Francisco morre nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos


O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo


Titanic: Engenheiros continuaram trabalhando apesar do naufrágio, revela varredura


The Chosen: criador e 'Jesus' na série lamentam morte do papa Francisco


DNA antigo reescreve o que se pensava sobre túmulos neolíticos irlandeses


Nostradamus previu a morte do Papa Francisco?