Príncipe William e príncipe Harry - Getty Images
Família Real Britânica

Ex-assessor real revela detalhes da rixa entre William e Harry: 'Triste'

Jason Knauf, que trabalhou com os irmãos William e Harry, fala sobre o impacto do afastamento e os desafios da família real

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 24/02/2025, às 16h30

Em uma rara entrevista, Jason Knauf, ex-secretário de comunicações do príncipe William e do príncipe Harry, abriu o jogo sobre a atual divergência entre os irmãos, ao '60 Minutes Australia'. Knauf, que acompanhou de perto a trajetória da família real, descreveu o afastamento como "difícil e triste", especialmente para aqueles que conhecem os dois príncipes.

O assessor revelou que William optou por não revelar seus pensamentos sobre a rixa: "É muito difícil que essas coisas sejam reveladas publicamente, mas [William] escolheu manter seus pensamentos sobre isso em sigilo, e acho que todos nós que o conhecemos realmente temos que respeitar que devemos fazer o mesmo", disse ao '60 Minutes'.

O ex-assessor relembrou com carinho o tempo em que trabalhou com Harry e Meghan Markle, descrevendo o casamento em 2018 como uma "experiência mágica e incrível".

Knauf também compartilhou detalhes sobre os momentos difíceis enfrentados pela família real, como o diagnóstico de câncer do rei Charles e da princesa Kate Middleton. Ele descreveu o telefonema com William sobre a saúde de Kate como "absolutamente horrível".

"Mas o problema era que toda essa coisa maluca, meio que uma teoria da conspiração, começou nos bastidores online — 'Ela estava realmente doente?' Mas eles não queriam dizer ainda que ela tinha câncer porque não tinham contado às crianças e ainda estavam trabalhando em como contar a elas", contou Knauf ao '60 Minutes'.

A rixa

A rixa entre os irmãos começou em 2016, quando William expressou preocupações sobre a rapidez do relacionamento de Harry com Meghan. O afastamento se tornou público em 2020, com a decisão do casal de se afastarem de seus papéis reais.

Ao longo dos anos, os encontros entre os irmãos foram escassos. A última vez em que se reuniram com suas esposas foi durante o encontro com os enlutados em frente ao Castelo de Windsor, após o falecimento da rainha Elizabeth em setembro de 2022. Em agosto do mesmo ano, compareceram a um serviço memorial em homenagem ao tio, Lord Robert Fellowes, mas relatos indicam que se evitaram mutuamente.

Em 2024, as tentativas de contato de Harry com o pai, Charles, por meio de ligações e cartas, foram ignoradas. Da mesma forma, suas investidas para se conectar com William não obtiveram resposta.

Segundo a 'PEOPLE', apesar da distância, fontes próximas à família real acreditam que a rixa não é "irreparável".

Reino Unido notícias família real meghan markle kate middleton rainha Elizabeth príncipe Harry príncipe William briga rixa afastamento desafios rei Charles impactos

Leia também

Varredura 3D dos destroços do Titanic traz novas evidências sobre o naufrágio


Especialistas sugerem nova causa para o fim do Império Romano


Pirâmide submersa intriga cientistas e pode reescrever a história da civilização


'Verdadeiro rosto de Jesus' é recriado a partir de Sudário de Turim e causa polêmica


Próximo líder da NASA priorizará Marte sem abandonar a Lua


'Pequeno Auschwitz': Campo de concentração nazista para crianças revela vítimas