Captura de movimentos no manuseio do 'kodj' - B. Cornish, CC BY 4.0
Arqueologia

Estudo revela quão letais eram armas indígenas australianas

Processo inédito fez uso de biomecânica para medir a letalidade das armas de tribos aborígenes australianas; saiba mais!

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/11/2024, às 16h00

Pela primeira vez, uma tecnologia biomecânica avançada foi usada para avaliar cientificamente a letalidade de duas armas tradicionais aborígenes australianas

Em First Weapons, uma série de TV da ABC exibida no ano passado, o apresentador Phil Breslin testou diferentes armas indígenas, chamadas 'leangle' e 'kodj'.

Esquema ilustrativo das armas -

 

Os itens compreendem armas de ataque, amplamente conhecidas entre os guerreiros locais por seu poder. Logo, a equipe do programa buscou uma avaliação científica detalhada sobre a força e a eficiência desses antigos designs.

As Armas

O estudo, recentemente publicado na Scientific Reports, analisou o 'kodj', uma ferramenta usada pelos povos Nyoongar do sudoeste da Austrália. Trata-se de um aparato multifuncional que é, ao mesmo tempo, martelo, machado e atiçador. A data de sua criação é incerta.

O 'leangle', por outro lado, é uma arma corpo-a-corpo geralmente usada em conjunto a um escudo. Datá-lo é ainda mais difícil, pois, as armas feitas totalmente de madeira, como é o caso, raramente resistem ao longo do tempo.

Letalidade

Os pesquisadores usaram, como instrumentos de medição, sensores vestíveis para acompanhar a energia cinética e as velocidades atingidas durante os golpes aplicados com o 'kodj' e o 'leangle'.

Análises biomecânicas detalharam o movimento dos ombros, cotovelos e pulsos, bem como a força alcançada em cada golpe. 

Movimentos do 'leangle' - B. Cornish, CC BY 4.0

Os resultados mostraram que o 'leangle' é mais eficaz para causar danos devastadores ao corpo humano, enquanto o 'kodj' proporciona ao usuário mais agilidade, mas continua sendo capaz de infligir ferimentos fatais.

Várias culturas ao redor do mundo dedicaram tempo ao desenvolvimento de armas de mão letais.

Os resultados demonstram que, embora o design da arma influencie na eficiência do golpe, é a habilidade e a força do guerreiro que determinam o impacto final de cada ataque.

armas Indígenas notícias Austrália estudo mortal

Leia também

Saiba onde assistir nova série documental sobre o Maníaco do Parque


Mãe ganha na justiça e deixa de sustentar filha que não estuda nem trabalha


'Megalopolis': diretor revela que filme não irá ao streaming, saiba o motivo


Quem foi Dingo Dinkelman? Youtuber morreu após picada de cobra


Irmãos Menendez vão deixar a cadeia? Entenda as atualizações do caso


O fim do mistério do crânio encontrado durante reforma de casa em 1978