Estátua encontrada no Camboja - Divulgação/ANA
Arqueologia

Estátua de antigo templo budista é encontrada no Camboja

Com 1,6 metros de comprimento, a estátua de guardião foi achada em templo construído entre os séculos 12 e 13 pelo rei Jayavarman VII

Giovanna Gomes Publicado em 28/08/2024, às 09h30

Uma estátua centenária feita de arenito foi recentemente desenterrada por pesquisadores no Parque Arqueológico de Angkor, localizado no noroeste do Camboja. A escultura foi identificada como um guardião da porta do templo budista Banteay Prei, construído entre o final do século 12 e início do 13 sob o reinado do rei Jayavarman VII.

De acordo com a Autoridade Nacional Apsara (ANA), responsável pela administração do sítio arqueológico, a estátua estava enterrada a leste do segundo portão do templo, a aproximadamente 80 centímetros de profundidade. Com 1,6 metros de altura, a peça reflete o estilo Bayon, assim como o próprio santuário.

Segundo informações do portal Galileu, a análise conduzida pelo arqueólogo Chea Sarith sugere que a estátua foi deslocada devido ao colapso do portão. Com o passar dos anos, parte de sua estrutura sofreu danos.

“[O guardião] foi encontrado de cabeça para baixo, com o corpo quebrado em seis pedaços, incluindo danos no pescoço, antebraço, lado esquerdo, cintura e abaixo dos joelhos de ambas as pernas. Uma parte de seu bastão também está faltando”, diz o pesquisador. “Apesar disso, a estátua permanece em condições relativamente boas”.

Parque de Angkor

Com uma área de 401 km² e uma vasta riqueza cultural, o Parque de Angkor é um dos destinos turísticos mais importantes do Camboja. No primeiro semestre de 2024, estima-se que o sítio tenha atraído 580 mil turistas internacionais, gerando uma receita bruta de R$ 150 milhões com a venda de ingressos, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.

arqueologia Camboja templo estátua Jayavarman VII

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola