Imagem de sonar do 'Navio Fantasma' - Divulgação/Ocean Infinity
Arqueologia

Drones encontram destroços de 'navio fantasma do Pacífico' na costa da Califórnia

Drones subaquáticos exploraram cerca de 130 km² do fundo do mar ao longo de um dia e encontraram navio afundado pela Marinha dos EUA em 1946

Giovanna Gomes Publicado em 02/10/2024, às 09h00

Um navio lançou, em primeiro de agosto, uma carga incomum no oceano, a 112 km a noroeste de São Francisco: três robôs laranja com mais de seis metros de comprimento, em formato de torpedo. Esses drones subaquáticos exploraram cerca de 130 km² do fundo do mar ao longo de um dia.

A 1.065 metros de profundidade, os sonares dos robôs detectaram algo inusitado. No meio da escuridão, os drones encontraram o naufrágio do "Navio Fantasma do Pacífico", um destróier da Marinha dos EUA capturado pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial. Anteriormente conhecido como U.S.S. Stewart (DD-224), ele repousava no Santuário Nacional Marinho de Cordell Bank.

Imagens do destróier

Três dias após a descoberta, outros robôs capturaram imagens do destróier, de 96 metros de comprimento, que se encontrava quase intacto, apesar de coberto por esponjas e caranguejos. Maria Brown, superintendente dos santuários marinhos da região, ressaltou que a preservação do navio é notável, tornando-o um dos exemplos mais bem conservados de um destróier "four-piper" da Marinha dos EUA, de acordo com o O Globo.

Navio coberto por vegetação marinha / Crédito: Divulgação/Ocean Infinity

 

Essa descoberta foi parte de uma demonstração tecnológica da Ocean Infinity, empresa que opera a maior frota mundial de veículos subaquáticos autônomos. Seus drones são usados para mapear o fundo do mar com alta precisão, uma ferramenta valiosa para projetos offshore e arqueologia marinha.

Em 2020, a Ocean Infinity ajudou a localizar o naufrágio do U.S.S. Nevada e, em 2022, contribuiu para a redescoberta do Endurance, que naufragou durante uma expedição de Ernest Shackleton em 1915.

Jim Delgado, vice-presidente da SEARCH, Inc., descreveu a descoberta como parte de uma revolução na exploração oceânica. Ele liderou a busca pelo DD-224 por uma década, fascinado pela história do navio, que foi capturado e usado pelos japoneses na guerra antes de ser afundado pela Marinha dos EUA em 1946. Agora, os dados coletados pela Ocean Infinity fornecem um mapa detalhado dessa área do santuário e encerram a longa história do "Navio Fantasma".

Naufrágio arqueologia navio pacífico navio fantasma destróier

Leia também

Ridley Scott arregaça as mangas para Gladiador 3: 'Tenho 8 páginas'


Imagens e alerta de Biden: O que se sabe sobre o furacão Milton


Filha de Elvis Presley manteve cadáver do filho em casa por dois meses, diz site


Em vídeo, astronauta registra imagens do Furacão Milton visto de estação espacial


Irmãos Menendez: Lyle e Erik relembram reencontro na prisão


Ator se defende de críticas por interpretar advogado gay em filme sobre Trump