O novo monarca será coroado somente oito meses após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II
Redação Publicado em 06/05/2023, às 08h38 - Atualizado em 07/05/2023, às 12h24
Neste sábado, 6, acontece em Londres a coroação de Charles III como rei oficial do Reino Unido. Camilla Parker, esposa do monarca, hoje também será coroada rainha, mas não consorte. Milhares acompanham a cerimônia, e grandes nomes da política mundial estão conferindo o evento de forma presencial.
Contudo, a cerimônia, que marca a passagem de poder para Charles, acontece consideravelmente depois da data de morte da soberana anterior, a rainha Elizabeth II, que faleceu em 8 de setembro de 2022.
O então príncipe foi proclamado oficialmente Soberano do trono britânico dois dias depois, mas por que a cerimônia só ocorre quase oito meses após o recebimento do título?
Uma série de razões justifica a demora para a demora da realização do evento, dentre eles está o período de luto, que deve ser respeitado na família após o falecimento da rainha.
Tal intervalo de tempo é também importante para que todos os detalhes da cerimônia grandiosa sejam realizados, principalmente por envolver, além da Família Real, representantes da Igreja, do Parlamento e do Estado.
De acordo com o portal O Globo, a cerimônia que declarou Elizabeth II rainha ocorreu meses depois da morte de seu pai, o então rei Jorge VI.
A cerimônia de Charles foi comandada pelo arcebispo da Cantuária, que é o posto mais alto da Igreja Anglicana, que iniciará com um discurso que reconhecerá Charles como rei, oficialmente. Após isso, o monarca recebe uma benção daqueles que estão presentes e fará um juramento, seguida da unção.
Depois de receber as joias da coroa, receberá finalmente o cetro com a cruz, que deverá segurar com a mão direita, e a haste com a pomba na mão esquerda. Após a coroação, a cerimônia seguirá com ritos religiosos.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II