Lança encontrada pela arqueóloga Joanne Hammond - Divulgação / Twitter
Arqueologia

Enquanto passeava com cachorro, arqueóloga encontra lança de 9 mil anos

O achado pode ajudar a identificar um sítio arqueológico na cidade canadense de Kamloops

Vanessa Centamori Publicado em 17/03/2020, às 08h00

Enquanto fazia um passeio com seu cachorro na cidade de Kamloops, pelo rio Thompson, no Canadá, a arqueóloga Joanne Hammond encontrou por acaso algo impressionante: uma ponta de uma lança que data de 6 até 9 mil anos. 

O objeto é um dos mais antigos encontrados em Kamloops. Uma análise por datação de carbono, além do próprio formato da lança, deram pistas da época em que ele era utilizado. “ [O objeto] possui um estilo bem distinto. Em geral, quanto mais e mais robusta a ponta, mais velho ele costuma ser”, explicou Hammond, ao site canadense Info News

Rio Hudson / Crédito: Wikimedia Commons 

 

Segundo a arqueóloga, que é diretora da Skeetchestn Natural Resources Corporation, o caçador que usou a lança muito provavelmente não estava sozinho. Ele teria sido acompanhado de outros na hora de caçar um cervo ou uma ovelha.

“[Caçar] seria algo muito arriscado de fazer por conta própria, já que a maioria da caça era comunitária”, disse a pesquisadora, que está agora focada em registrar a área onde encontrou o objeto. Isso permitirá que o governo canadense reconheça a zona como um sítio arqueológico e a proteja para a realização de pesquisas. 

De acordo com Hammond, praticamente todo ano ela encontra um ou dois artefatos históricos na região de Kamloops. São 265 sítios arqueológicos a 10 quilômetros do centro da cidade, a segunda no Canadá ( depois de Victoria) que tem o maior número de áreas ideais para escavações próximas ao centro.

História arqueologia Canadá lança artefato cachorro Kamloops

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha