Foto publicada por Klara Castanho nas redes sociais - Divulgação/ Instagram @klarafgcastanho
Klara Castanho

Enfermeira que ameaçou Klara Castanho pode perder o registro profissional

Presidente do Cofen fala das consequências diante das ameaças relatadas por Klara Castanho

Redação Publicado em 28/06/2022, às 09h33

Após a história do parto de Klara Castanho chegar ao conhecimento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a enfermeira envolvida no caso — que teria ameaçado a divulgação dos dados da paciente — poderá perder o registro profissional, como afirmou a presidente da instituição, Betânia Maria dos Santos, para o canal ‘Globonews’, na segunda-feira, 27.

A entidade federal acompanha o Conselho Regional de São Paulo (Coren-SP) nas investigações da denúncia, principalmente na parte onde a atriz alega que uma enfermeira teria a abordado e ameaçado divulgar para a imprensa informações sobre a entrega para adoção de bebê fruto de um estupro.

Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam. Da mesma forma, devem ser execrados comunicadores que deturpam a função social do jornalismo para destruir a vida das pessoas. Vida privada não é assunto público'", afirmou Betânia Maria na entrevista ao Globonews.

Comunicado oficial

No domingo, 26, a Cofen já havia publicado uma carta onde manifestava uma "profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".

A entidade também alega que determinou a apuração da ocorrência e "tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso".

Segundo a apuração do portal de notícias ‘G1’, o Coren-SP ressalta que cabe ao conselho investigar situações em que exista infração praticada por um profissional de enfermagem e também adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem.

notícias criança denúncia autoridades hospital redes sociais Estupro adoção filho carta aberta Klara Castanho

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha