Empresa pretende criar perfume com fragrância do Espaço - Divulgação/ Kickstarter
Espaço

Empresa pretende criar perfume com fragrância do Espaço

Projeto que já arrecadou mais de 285 mil dólares conta com a participação de um ex-cientista da NASA e usará informações relatadas por astronautas

Fabio Previdelli Publicado em 04/07/2020, às 14h00

Se você já se perguntou como deve ser o cheiro do espaço, saiba que em breve essa resposta pode estar mais acessível do que se imagina. Tudo porque um novo projeto do Kickstarter, que conta com a ajuda de um ex-cientista da NASA, tem como objetivo desenvolver um novo perfume com a fragrância do espaço.

De acordo com Matt Richmond, gerente de produtos da Eau de Space, nome dado ao perfume, o odor foi desenvolvido pelo químico Steve Pearce, que trabalhou anteriormente na Nasa, em 2008, recriando o cheiro do espaço para ajudar a deixar o treinamento de futuros astronautas ainda mais realista, com uma experiência sensorial mais completa.

Astronautas que já estiveram no espaço descreveram o aroma como se fosse uma mistura de bife queimado com metal quente. “A melhor descrição que posso apresentar é metálica; uma agradável sensação metálica doce”, explicou Don Pettit, ex-oficial da Estação Espacial Internacional (ISS), em uma publicação em um blog, em 2003.

Outros odores que foram sentidos por lá incluem o da poeira lunar, que é semelhante a pólvora gasta, e o de uma nuvem com fragrância de “framboesa e rum”, que é causado pela presença do formiato de etila.

O cheiro permaneceu em segredo por anos, sendo só revelado recentemente graças a Lei de Liberdade de Informação. Assim, a receita foi repassada a Richmond que tenta angariar fundos para o empreendimento. Até o momento o projeto já conseguiu mais de 285 mil dólares.

Nasa Espaço notícia projeto Perfume Kickstarter Eau de Space

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha