papa Francisco com expressão séria - Getty Images
Vaticano

Em simpósio, Papa Francisco fala sobre o 'mal profundo' do abuso sexual

Em simpósio virtual, o Pontífice expressou seu apoio na luta contra o abuso sexual infantil

Vinicius Barbosa, supervisionado por Thiago Lincolins Publicado em 09/04/2021, às 10h05 - Atualizado às 12h42

Nesta quinta-feira (8) foi elaborado um simpósio de três dias, evento virtual sediado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, numa parceria com a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores (uma instituição da Cúria Romana criada pelo Santo Padre no ano de 2014 e a Universidade Católica da América).

O Simpósio Internacional "Fé e Florescimento: Estratégias para Prevenir e Curar o Abuso Sexual Infantil" foi marcado pela presença de líderes religiosos, acadêmicos e especialistas leigos de várias áreas.

Os organizadores e participantes do evento querem estabelecer o dia 8 de abril como o "Dia Mundial da Prevenção, Cura e Justiça do Abuso Sexual Infantil", e terá a proposta apresentada na ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro deste ano.

Mal profundo

O papa Francisco expressou seu apoio pela erradicação do que foi descrito como "mal profundo" em mensagem lida por Michael Hoffman — sobrevivente de um abuso sexual infantil cometido por um membro do clero e presidente do Comitê de Esperança e Cura da Arquidiocese de Chicago, nos EUA.

Francisco se mostrou confiante de que ao reunir líderes religiosos, estudiosos e especialistas de várias áreas para compartilhar pesquisas, experiências clínicas e pastorais e melhores práticas, o evento seria capaz de construir uma maior consciência da "gravidade e extensão do abuso sexual infantil e para a promoção de uma cooperação mais eficaz em todos os níveis da sociedade na erradicação deste mal profundo".

Além disso, sentiu gratidão pelos "esforços contínuos feitos para garantir o bem-estar de todos os filhos de Deus e restaurar a dignidade e a esperança aos sobreviventes dos abusos", além de enviar orações e votos de agradecimento aos membros da Igreja Católica que abordam a questão do abuso na instituição e na comunidade em geral.

Estados Unidos Universidade De Harvard Vaticano autoridades Papa Francisco abuso simpósio

Leia também

Mulher relembra ataque de serial killer que apareceu em programa de namoro na TV


Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação


Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor