Canhão encontrado durante obra em Salvador - Reprodução / Iphan
Salvador

Em Salvador, canhões dos séculos 17 e 18 são encontrados soterrados durante obras

Os canhões podem ter feito parte da linha de defesa do antigo Forte da Laje, local importante da cidade

Redação Publicado em 04/08/2023, às 14h43 - Atualizado às 14h52

Durante os trabalhos de requalificação na região do Centro Histórico de Salvador, duas antigas peças de artilharia que estavam enterradas foram descobertas, conforme anunciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta quinta-feira, 3. Especialistas acreditam que esses canhões possam datar dos séculos 17 e 18.

As relíquias foram identificadas em locais estratégicos: uma na Rua Conceição da Praia e outra na Praça Irmãos Pereira. Segundo o Iphan, os canhões foram provavelmente posicionados voltados para o mar, desempenhando um papel crucial na defesa da cidade.

Ainda não se sabe com exatidão o ano em que eles foram feitos ou até mesmo utilizados, já que somente após análises mais profundas esses mistérios serão desvendados. O estado de preservação dos itens não é o ideal, já que devido ao soterramento, os canhões estavam sujos e com a camada de tinta já desgastada.

Segurança do Forte da Laje

A análise sugere que essas peças de artilharia podem ter sido parte da linha de defesa que compunha o perímetro atrás do antigo Forte da Laje, de acordo com o G1, embora esse forte já não exista mais.

Visando a preservação adequada desses achados históricos, ambas as peças serão submetidas a processos de curadoria e armazenamento apropriado. O achado traz à tona mais uma parte da rica história de Salvador, ressaltando fatos sobre sua importância na defesa costeira e destacando a necessidade contínua de preservação de seu patrimônio cultural.

Salvador canhão cidade obras Defesa Centro Histórico 18 soterrado séculos 17 Forte Laje

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra