Presidente Lula e o eleitor que entregou a caneta - Getty Images e Reprodução / Facebook
Lula

Eleitor que deu caneta da posse recebe ligação de Lula e comenta polêmica

O homem é filiado do PT desde 1985 e garante que deu caneta à Lula em 1989

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 05/01/2023, às 15h57

Na noite de ontem, 4, Fernando Menezes, morador do Piauí que deu a Lula a caneta utilizada para assinar o termo de posse, recebeu uma ligação de vídeo do mais novo Presidente da República. Ele rebateu internautas dizendo que a caneta entregue por ele foi a mesma que deu de presente a Lula em 1989.

O assunto ganhou as redes sociais depois que internautas disseram que seria possível reconhecer, através de vídeos e fotos, que a caneta usada por Luiz Inácio é um modelo lançado em 2002, da marca Montblanc. Automaticamente, muitas pessoas acharam esquisito o ano que Fernando diz ter dado o objeto, anos antes de seu lançamento.

Eu vi a caneta de perto, no telefone, era a caneta que eu comprei. [...] Cheguei em um boteco, tinha a caneta pendurada em preta, vermelha e azul. Eu não tinha dinheiro, só dava para comprar uma azul e uma preta. Tinha a cor, mas só escrevia azul. Tinha cabo vermelho, preto e azul, mas só escrevia azul. Me lembro, comprei duas".

Entrevista reveladora

Em entrevista exclusiva ao UOL, Menezes disse que pediu ao presidente atenção à construção do porto do estados e à modernização da universidade federal. “Vou cobrar [melhorias], eu disse que ia cobrar, que usasse a caneta para o bem do Piauí. Falei da fome, de acabar com a fome, miséria, pobreza. Falei essas coisas para ele”. 

O piauiense contou que é filiado do PT desde 1985 e, durante a segunda visita de Lula em Altos, cidade para qual se mudou, em 1989, Fernando teria entregue a caneta à ele.

Eu comprei duas canetas em Picos, cheguei [em Teresina] na hora da caminhada [eleitoral]. Era um calor terrível. Peguei a caneta e disse: 'Lula é para assinar o termo de posse'. Ele não acreditava na eleição, achava que Collor ia ganhar", acrescentou.
polêmica posse Caneta eleitor 'Lula' piauense

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha