Manifestação estudantil contra a ditadura militar - Wikimedia Commons
Ditadura militar

Ditadura militar: Governo de São Paulo vai indenizar vítima de tortura

Caso ocorreu em 1974, quando um integrante do movimento estudantil foi detido por dois meses e sofreu agressões de torturadores

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/10/2024, às 13h53

O Governo de São Paulo foi condenado pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ-SP) a pagar uma indenização de R$ 50 milEvandir Vaz de Lima, ex-integrante de movimento estudantil, torturado por agentes da equipe do delegado Fleury durante a ditadura militar brasileira. A informação é da revista Veja.

Evandir ficou preso na capital paulista entre junho e agosto de 1974. Em depoimento à Comissão de Anistia em 2011, ele confirmou que sofria abusos de torturadores enquanto esteve sob custódia. 

+ Ditadura militar: entenda o que foi o brutal AI-5

Ele afirmou que foi violentado de diversas maneiras: recebeu socos com toalha molhada, teve que colocar a cabeça em um balde, sofreu agressões com um objeto de metal e foi atingido por vários choques enquanto estava amarrado à cadeira elétrica. Devido às agressões, o tímpano do ouvido direito de Evandir se rompeu.

A Condenação

Em segunda instância, o TJ de São Paulo decidiu manter a condenação após o Governo estadual recorrer, sem sucesso, ao veredito em primeira instância. Em decisão unânime, os desembargadores responsáveis pelo processo desconsideraram as alegações do Estado de que não havia provas que confirmavam o relato de Evandir.

+ Relembre 5 músicas famosas que criticavam a ditadura militar brasileira

Em entrevista à Veja, Marrey Uint, relator do caso, afirmou que as informações e documentos apresentados à Justiça "atestam a prisão e interrogatório do autor por período prolongado, sendo verossímil a caracterização de tortura".

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) define que os crimes de tortura cometidos na ditadura militar apresentam caráter imprescindível, e defende a criação de atos reparativos pelos danos sofridos durante o regime.

São Paulo notícias tortura Ditadura militar indenização

Leia também

Polícia desarma casa de sadomasoquismo disfarçada de clínica de estética


Homem preso com arma em comício de Trump nega tentativa de assassinato


O que é necessário para os irmãos Menendez deixarem a prisão?


Lisa Presley revelou segredos sombrios da família antes de morrer


Com prêmios de até R$ 2 milhões: Caixa retoma venda de 'raspadinhas'


Donald Trump detona filme baseado em sua vida: 'Nojento'