Fotografia de Harpoon sendo lançado pela marinha norte-americana durante exercício em 2016 - Domínio Público
Ucrânia

Dinamarca irá enviar poderoso 'míssil antinavio' à Ucrânia

Estima-se que, com a arma, o exército ucraniano será capaz de furar um bloqueio naval russo

Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 06/06/2022, às 11h23

A guerra da Rússia contra a Ucrânia passou de 100 dias na sexta-feira passada, 3, e o país invadido continua contando com ajuda internacional para persistir no conflito. Um dos auxílios mais recentes foi anunciado pelo governo da Dinamarca, que prometeu enviar o "Harpoon", um míssil guiado com poder e precisão capazes de derrubar navios. 

A arma será destinada ao combate do cerco naval russo instalado na cidade portuária de Odessa, que atualmente não está conseguindo exportar grãos para o restante da Europa desde o mês de maio devido ao bloqueio.

De acordo com informações apuradas pela Reuters, o equipamento de lançamento do Harpoon é capaz de propulsionar um míssil a cada dois segundos, ou até mesmo quatro de forma simultânea. 

Ajuda gringa 

Vale dizer que o governo dos Estados Unidos, juntamente à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), também está planejando o despache de pacotes de artilharia militar para o território ucraniano. 

Tanques, veículos blindados, helicópteros, sistema de foguetes e armas variadas estão inclusos nos planos de auxílio da OTAN à Ucrânia, conforme divulgado pelo chefe do Pentágono, Lloyd Austin, e repercutido pela agência de notícias.

Enquanto a nação invadida conta com o apoio mundial majoritário, a Rússia permanece isolada, com poucos governos afirmando um posicionamento explicitamente favorável ao conflito iniciado pelo Kremlin

Mundo guerra Rússia notícias Ucrânia arma míssil

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha