Imagem ilustrativa de uma pedra preciosa rosa - Reprodução/Pixabay/alusruvi
Ciência

Diamantes rosa podem ter relação com o primeiro supercontinente

Um estudo da revista Nature, divulgado nesta tera-feira, 19, aponta uma mina de diamantes rosa se formou com a fragmentação do primeiro supercontinente

Redação Publicado em 19/09/2023, às 15h45 - Atualizado às 16h06

Nesta terça-feira, 19, a revista científica Nature divulgou os resultados de um estudo que conecta a maior mina de pedras preciosas coloridas do planeta, localizada em Argyle, na Austrália, com a fragmentação da Colúmbia, o primeiro supercontinente, que existiu há 1.300 milhões de anos.

A pesquisa aponta que este depósito de diamantes se encontra em uma região chamada Halls Creek Orogen, onde dois continentes se uniram há cerca de 1.800 milhões de anos. Quando a grande massa de terra se desfez, um reservatório de pedras cor de rosa se formou.

Conforme repercutido pelo G1, a mina de Argyle, ativa até 2020, foi lar de ao menos 90% de todos os diamantes rosas encontrados na história. As gemas adquirem sua coloração rosa, vermelha e castanha exclusivamente em ambientes onde a pressão é intensa, como é o caso desta região. Quando a compressão é mais amena, os diamantes são incolores.

A formação de diamantes durante a ruptura supercontinental em zonas de fenda nas bordas de antigos blocos continentais pode ser predominante, mas pouco reconhecida”, esclareceu o estudo.

A formação dos diamantes

Diamantes são compostos de moléculas de carbono cristalizado, encontradas em rochas vulcânicas chamadas Kimberlito e Lamproíto, a 150 quilômetros da superfície terrestre. Segundo o Museu da Austrália Ocidental, existe uma técnica para a extração dos diamantes de sua rocha até a camada exterior. Caso este processo não seja realizado com uma certa rapidez, os diamantes se convertem a forma mais comum de carbono, o grafite.

O estudo também esclarece outros processos que ocorrem nas camadas mais profundas do planeta, além de auxiliar na compreensão da formação da mina de Argyle.

pesquisa estudo planeta Nature pedras preciosas supercontinente formação Colúmbia diamantes rosa

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola