A elefanta Baby - Divulgação
Elefanta

Destino de elefanta que ficou famosa nos anos 1990 vira caso de Justiça

A elefanta Baby, que vive no zoológico Mundo Animal, do parque Beto Carrero, ficou conhecida ao participar de programas de TV

Giovanna Gomes Publicado em 16/10/2024, às 10h45

O destino de Baby, uma elefanta de 32 anos que vive no zoológico Mundo Animal, do parque Beto Carrero, está sendo discutido na Justiça após a ONG Princípio Animal entrar com uma ação questionando sua transferência. Última elefanta do zoológico, Baby ganhou notoriedade ao participar de apresentações em programas como o Criança Esperança, da TV Globo, em 1996.

Originalmente, ela seria levada para um zoológico em São Paulo, mas a ONG defende que essa não é uma destinação adequada, pois “viola os interesses de Baby em ter uma vida compatível com suas necessidades naturais.” A organização solicita que a transferência seja suspensa e a guarda provisória concedida para que possam encaminhá-la ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (MT).

De acordo com informações do portal Metrópoles, o SEB, que reabilita elefantes em um ambiente próximo ao habitat natural, confirmou ter vaga para Baby e está disposto a acolhê-la.

Em 11 de outubro, a juíza Elaine Veloso Marraschi, da 2ª Vara da Comarca de Penha (SC), atendeu parcialmente o pedido, determinando que a ONG apresente, em até 15 dias, documentação do santuário confirmando a vaga, detalhes dos cuidados a serem adotados no transporte e acolhida, além de informações sobre a estrutura para receber Baby. O mesmo prazo foi dado ao parque Beto Carrero para que se manifeste sobre o caso.

A ONG já enviou os documentos solicitados pela juíza, de acordo com a advogada Cícera de Fátima, incluindo o compromisso do SEB em realizar o traslado com os cuidados técnicos necessários. Enquanto a juíza aguarda a resposta do parque Beto Carrero, a ONG espera a decisão judicial para dar seguimento ao transporte.

Apresentação na TV

Baby, que se destacou em apresentações circenses, apareceu em 1996 no Criança Esperança, quando, aos 3 anos e meio, pesando 800 kg, demonstrou habilidades ao lado de Beto Carrero e do comediante Renato Aragão.

A apresentação de Baby incluiu movimentos coordenados no palco, dança, equilíbrio em estruturas e execução de instrumentos musicais. No final, o animal deitou-se em um travesseiro e agradeceu o público.

destino Zoológico elefanta Baby Beto Carrero Criança Esperança

Leia também

Homem ficou 22 meses preso por compartilhar desenho de filha contra Invasão russa


Atriz perdeu US$ 2 milhões após se envolver com seita: 'Desapareci por 10 anos'


'Esperança': Papa Francisco supreende ao anunciar livro de memórias


Manifestação pró-Trump tem barcos com bandeiras nazistas: 'Doentio'


Incêndio subterrâneo em montanha na Austrália já dura 6 mil anos


Diddy é acusado de violentar por vingança mulher que o ligou a assassinato de Tupac