Alguns objetos encontrados no Egito - Reprodução/Ministério de Turismo e Antiguidades da República Árabe do Egito
Egito

Descoberta revoluciona a história da astronomia no Antigo Egito

Arqueólogos desenterram o maior observatório astronômico do século 6 a.C., revelando a sofisticação científica dos egípcios

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/08/2024, às 21h30

Uma missão arqueológica no Egito revelou o que pode ser o primeiro e maior observatório astronômico do século 6 a.C., mudando como compreendemos a ciência no Antigo Egito.

Localizado no Templo de Buto, em Tell el-Fara’in, província de Kafr El Sheikh, a cerca de 130 quilômetros de Cairo, o observatório ocupava uma área de aproximadamente 850 metros quadrados e possuía instrumentos e murais que demonstram o profundo conhecimento astronômico dos egípcios da época.

Construído com tijolos de barro, o edifício era usado para observar e registrar movimentos celestes, como os do Sol e das estrelas. A descoberta confirma que os antigos egípcios já possuíam a capacidade de estabelecer um calendário solar preciso, além de determinar datas importantes para rituais religiosos, coroações de reis e o início do ano agrícola.

Achados

O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito anunciou na última sexta-feira, 23, que a equipe arqueológica encontrou cinco grandes salas de tijolos, que provavelmente eram utilizadas para armazenar ferramentas astronômicas, além de outras quatro pequenas salas e uma sala de pedra identificada como a torre do observatório.

Entre os artefatos encontrados, destaca-se um relógio de sol de pedra inclinado, também conhecido como relógio de sombra, uma ferramenta avançada para medir o tempo na antiguidade.

Egito Antiguidade descoberta notícias arqueologia

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II