Titanic - Getty Images
Titanic

Depósito secreto guarda relíquias que revelam histórias do Titanic

Objetos resgatados do naufrágio mais famoso do mundo, como perfumes, bolsa e porcelana, contam vidas e memórias dos passageiros

Redação Publicado em 14/08/2024, às 16h02

Escondido em um local secreto em Atlanta, na Geórgia, um depósito guarda milhares de objetos que uma vez pertenceram aos passageiros do Titanic. Esses itens, resgatados do fundo do Atlântico, revelam fragmentos de vidas interrompidas e refletem a rígida divisão de classes a bordo do famoso navio. Entre os artefatos estão louças, frascos de perfume ainda potentes, e até uma garrafa de champanhe, cada um contando uma história única e resgatando memórias de 1912.

Um dos itens mais notáveis é uma bolsa de pele de jacaré que sobreviveu ao tempo e às águas geladas, ainda contendo pertences de Marian Meanwell, uma chapeleira de 63 anos que viajava na terceira classe para se reunir com a filha viúva nos Estados Unidos.

Ter esses objetos é essencial para contar a história dessas pessoas, senão seriam apenas nomes em uma lista", afirmou Tomasina Ray, diretora de coleções da RMS Titanic Inc, empresa responsável pelos resgates.

Entre os itens mais fascinantes estão frascos de perfume pertencentes a Adolphe Saalfed, um vendedor que sobreviveu ao desastre. Os perfumes, ainda lacrados, emanam um aroma doce, preservado por mais de um século no fundo do oceano. Outras relíquias, como talheres de prata da primeira classe e simples canecas brancas da terceira classe, ressaltam a disparidade social que permeava o Titanic, conhecido como o “palácio flutuante”.

Contribuição e polêmica

A descoberta desses objetos e o estudo dos materiais, como os rebites que uniam as placas de aço do navio, têm contribuído significativamente para a compreensão do naufrágio. A teoria de que materiais de qualidade inferior podem ter acelerado o afundamento é uma das muitas revelações obtidas através das pesquisas.

Segundo 'O Globo', o desejo da RMS Titanic Inc de resgatar o equipamento de rádio utilizado para enviar os pedidos de socorro provocou polêmica, pois muitos consideram o Titanic um túmulo sagrado que deve ser respeitado.

História relíquias notícias titanic achados

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra