Imagens falsas que circulam nas redes sociais - Reprodução/Redes Sociais
Eleições 2022

De Lady Gaga a Mia Khalifa: As personalidades midiáticas alvo de fake news bolsonaristas

Personalidades midiáticas têm sido usadas na repercussão de fake news que contestam resultado das urnas eletrônicas

Redação Publicado em 07/11/2022, às 16h29 - Atualizado em 13/11/2022, às 10h00

Uma semana após o resultado das eleições, o Brasil tem sido tomado por informações falsas que contestam a vitória de Luis Inácio Lula da Silva, do PT, que derrotou o candidato Jair Bolsonaro, do PL. 

Nas redes sociais, circulam screenshots de conversas em grupos bolsonaristas que usam falsas informações na tentativa de afirmar que houve fraude na contagem dos votos, o que é falso. 

😐 NO, HE CAN'T READ MY POKER FACE

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) afirmam que o presidente se reuniu com ministra do Tribunal de Haia. Na mensagem, a suposta ministra é Stefani Germanotta, a LADY GAGA. pic.twitter.com/1iLlQnC5Xh

— Camarote da República  (@camarotedacpi) November 6, 2022

Uma dessas figuras é a cantora e atriz Lady Gaga. Na legenda de uma publicação, acompanhada de um alerta de "URGENTE" no topo, é difundida a seguinte fake news: "Bolsonaro conversa nesta quarta-feira com a ministra Stefani Germanotta sobre providências a serem tomadas após as 72 horas. Tudo indica que ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas. É isso galera, vamos continuar nas ruas, não podemos desistir, estamos quase lá."

Na verdade, a mulher que aparece na videochamada é a cantora Lady Gaga, que tem Stefani Germanotta como nome de batismo. Mas Gaga não é a única. Outro nome que também repercutiu em uma notícia falsa é Agnetha Fältskog, vocalista do famoso grupo ABBA. 

A imagem que mostra a artista conta com a legenda 'Juíza renomada sueca Anna Ase  fala sobre a fralde nas eleições brasileiras de 2022'. O printscreen também mostra uma fala atribuída a 'juíza': "Analisando de perto as eleições, só pude confirmar o que já desconfiava". O vídeo usado na fake news é de 2013, enquanto a artista dava entrevista. 

O suposto especialista em urnas eletrônicas (e amigo de Eduardo Bolsonaro) realmente vive em uma realidade paralela. Até Agneta Fältskog, vocalista do ABBA, é alvo das mentiras, apresentada como suposta juíza sueca que analisou as eleições brasileiras. pic.twitter.com/qltOcq1LUL

— Odilon Caldeira Neto (@odiloncaldeira) November 6, 2022

Outro nome que também já é conhecido entre os brasileiros é o da personalidade midiática Mia Khalifa, que também foi alvo de notícia falsa sobre o resultado das eleições 2022. Uma imagem mostra Mia com a manchete: "Diretora do departamento anti-fraudes eleitorais do Tribunal de Haia diz que está chocada com as provas obtidas". 

Okay at this point I should be asking if I’m late for work, I think I actually have the job pic.twitter.com/zNzMWFvfHG

— Mia K. (@miakhalifa) November 6, 2022

Mia, que já trabalhou com entretenimento adulto, se pronunciou e brincou diante da repercussão da fake news com a sua imagem: "Ok, a esse ponto eu deveria estar perguntando se estou atrasada para o trabalho", escreveu ela no Twitter. 

Brasil Política Bolsonaro Lula eleições 2022 Segundo Turno candidatos

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha