Daniel Alves em uma partida pelo Barcelona - Getty Images
Daniel Alves

Daniel Alves é retirado da lista de ‘lendas’ do Barcelona

Após a condenação por estupro, o jogador Daniel Alves foi retirado da lista de ‘lendas’ do portal oficial do time catalão

Redação Publicado em 26/02/2024, às 15h47

Condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro, o jogador Daniel Alves não é mais uma lenda do Barcelona, pelo menos é o que diz o site oficial do time catalão. Desde sua saída do clube em 2022, o brasileiro fazia parte da lista de ícones que vestiram a camisa azul e grená.

Conforme apurado pelo UOL, a mudança no portal do time se deu na última quinta-feira, 22. Porém, a remoção do jogador baiano já era debatida desde janeiro de 2023, quando Alves foi preso preventivamente, acusado de ter agredido sexualmente uma mulher em uma balada de Sutton, em Barcelona.

Na ocasião, o time da primeira divisão do futebol espanhol decidiu esperar até o final do julgamento, para então tomar uma decisão. Horas depois do anúncio de condenação pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, o nome do brasileiro foi removido do site. 

Manifestações

É importante ressaltar que a referência ao jogador só foi apagada do portal on-line do Barcelona, enquanto no museu oficial do clube, localizado no estádio do Camp Nou, nenhuma mudança foi feita. 

O museu não tinha nenhuma referência individual a ele: nenhuma camiseta, chuteira ou foto em que ele aparecesse sozinho. Por isso, não foi necessário ter esse debate, se seria necessário mudar alguma coisa", explicou Jordi Penas, diretor do Museu do FC Barcelona, ao UOL.

Ainda segundo Penas, todas as menções ao jogador, como parte de um coletivo, não serão removidas. "Ele continuará aparecendo nas fotos do time campeão da Champions League de Berlim (2015), por exemplo. Porque ele era parte da equipe e não faz sentido, e nem é possível, retirá-lo da foto", afirmou o diretor.

No Brasil, o Museu do Bahia retirou a imagem de Daniel Alves da lista de jogadores históricos do clube, enquanto em Juazeiro, uma estátua do jogador teve sua cabeça coberta por moradores locais.

Futebol museu Barcelona condenação jogador site Estupro Daniel Alves menções

Leia também

Pesquisadores encontram 'planta alienígena' que não pertence a nenhuma espécie conhecida


Paquistão: Tribunal militar condena 60 civis que atacaram instalações militares


Homem é encontrado sem vida em trem de pouso de aeronave nos Estados Unidos


Espada anglo-saxônica do século 6 é encontrada: 'Realmente incrível'


Esqueceram de Mim: Atriz revela dificuldade para dizer fala à Macaulay Culkin


Noites Brancas: Romance de Dostoiévski viraliza nas redes sociais