Imagem meramente ilustrativa de viatura policial - Divulgação/ Pixabay/ diegoparra
Operação

Curitiba: Operação prende professor por apologia ao nazismo

Durante a monitoração de grupos extremistas que atuam no Paraná, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) identificou as ações do suspeito

Redação Publicado em 19/04/2024, às 18h11

Nesta quinta-feira, 18, a Polícia Civil do Paraná cumpriu três mandados de busca e apreensão em locais associados a um professor de 48 anos, em Curitiba. O educador, que atua em dois colégios estaduais em Pinhais, é acusado de apologia ao nazismo.

Após a operação, ele foi afastado de suas funções e está proibido pela Justiça de usar as redes sociais. A operação foi sustentada em dados fornecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que localizou o suspeito durante a monitoração de grupos extremistas que atuam no Paraná.

Conforme repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco, as publicações do professor, que não teve seu nome divulgado, faziam apologia ao nazismo, antissemitismo e negações ao Holocausto. 

Devido à constatação do risco potencial representado pelo professor, a Abin recorreu à Polícia Civil do Paraná, a quem repassou as informações indiciárias que basearam a investigação que conduziu à ação desta quinta-feira", disse Abin em seu comunicado. 

Sobre a operação

Durante a operação de busca, os policiais confiscaram um celular e vários pen drives. As investigações, que já estavam em curso há dois meses antes da apreensão do suspeito, continuam em andamento com a Polícia Civil.

A Abin também declarou estar intensificando suas ações contra grupos extremistas operantes no Brasil, que promovem o uso da violência contra grupos étnicos específicos, mulheres e minorias.

Brasil Nazismo Crime prisão operação Curitiba antissemitismo apologia

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola