Conta antiga encontrada nos EUA - Reprodução / Universidade de Wyoming
Arqueologia

Conta mais antiga da América é encontrada nos Estados Unidos

A conta com cerca de 12 mil anos foi encontrada em um sítio no condado de Converse, nos EUA, revelando característica importante do período Clovis

Isabelly de Lima Publicado em 15/02/2024, às 10h08

Arqueólogos da Universidade de Wyoming fizeram uma descoberta significativa no sítio La Prele Mammoth, no condado de Converse, nos Estados Unidos. Eles encontraram a conta mais antiga conhecida nas Américas, feita a partir de um osso de lebre, datando do período Clovis, cerca de 12.000 anos atrás.

O sítio La Prele Mammoth, que abriga os restos de um mamute colombiano subadulto e vestígios de um acampamento de caça, revelou a conta de Clovis durante escavações recentes. Publicados na revista Scientific Reports, os resultados dão ênfase ao artefato, que mede 7 milímetros de comprimento por 1,6 milímetros de diâmetro.

A análise da conta revelou que ela provavelmente era usada como um item decorativo em roupas. Ambas as extremidades do cordão são alisadas e polidas, com a superfície apresentando uma camada de ocre vermelho. As ranhuras na parte externa indicam que a conta foi criada por humanos, possivelmente com pedras ou dentes.

Uso de lebres

Os pesquisadores usaram colágeno do osso para uma análise de espectrometria de massa, determinando que o osso da lebre era um metapodial ou uma falange proximal. Essa descoberta é a primeira evidência segura do uso de lebres durante o período Clovis, segundo o Heritage Daily.

O período Clovis é uma era pré-histórica na América do Norte, marcada pela descoberta de ferramentas de pedra distintas no sítio arqueológico de Clovis, no Novo México.

Estados Unidos descoberta arqueologia América arqueólogos lebre conta sítio conhecida

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola