Mukaab será o maior prédio do mundo - Divulgação/vídeo/Youtube/Public Investment Fund
Guinness

Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita

Notícia foi divulgada por construtora que, em setembro, anunciou ter escavado cerca de 7 milhões de metros cúbicos no local para preparar o início da obra

Giovanna Gomes Publicado em 12/11/2024, às 16h12

A construção daquele que promete ser o maior prédio do mundo, o Mukaab, já começou em Riad, na Arábia Saudita. A notícia foi divulgada pela construtora New Murabba, que em setembro anunciou ter escavado cerca de 7 milhões de metros cúbicos no local para preparar o início da obra.

Com um formato cúbico, o Mukaab não será o prédio mais alto — título que permanece com o Burj Khalifa, de Dubai, com 828 metros. No entanto, seus 400 metros de altura, largura e profundidade garantirão a maior área de base, aproximadamente dois milhões de metros quadrados, e o maior espaço interior do mundo, com 64 milhões de metros cúbicos de volume.

Para se ter uma ideia, o atual recordista em volume é o prédio da Boeing em Everett, nos EUA, com 13,4 milhões de metros cúbicos, segundo o Guinness World Records.

Segundo informações do portal UOL, a previsão é que o Mukaab seja capaz de acomodar o equivalente a 20 Empire State Buildings, famoso arranha-céu de Nova York. Situado no coração do novo distrito central de Riad, chamado Murabba, o cubo abrigará uma verdadeira minicidade: mais de 100 mil apartamentos residenciais, 9 mil quartos de hotel, cerca de 930 mil metros quadrados de lojas e 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios.

Atrações

Dentro do Mukaab, estão planejadas atrações turísticas, áreas de lazer e centros culturais. No centro do prédio, haverá um imenso átrio em forma de cúpula, com uma torre espiral e cortinas de projeção para experiências digitais e holográficas imersivas, inspiradas no The Sphere, de Las Vegas. Sua fachada será coberta por painéis com padrões triangulares, homenageando a arquitetura tradicional Najdi, conhecida pelo uso de tijolos de barro e elementos geométricos.

Seguindo a tradição local, o interior do cubo contará com áreas verdes, todas acessíveis a 15 minutos de caminhada. Além disso, o projeto inclui um museu, uma universidade voltada para tecnologia e design, e centros culturais e de entretenimento, como parte dos preparativos do reino para a Expo 2030.

Avaliado em US$ 50 bilhões (cerca de R$ 287 bilhões), o Mukaab tem previsão de inauguração em 2030, conforme informou o The New York Post.

Arábia Saudita prédio Guinness maior prédio mundo Mukaab

Leia também

Por que o rei Charles III tem 'dedos de salsicha'? Médico explica


Príncipe William revela qual sua bebida favorita para 'iniciar o dia'


Gladiador 2: Denzel Washington revela cena cortada do filme


EUA: Jovem confessa ter feito centenas de denúncias falsas de tiroteios e ameaças de bomba


Grupo usa fantasia de urso para encenar ataques a carros e fraudar seguradoras


Pai e filho encontram moedas raras em floresta na Polônia