As pirâmides do Egito - Getty Images
As pirâmides do Egito - Getty Images
Egito

Cientistas divergem quanto a suposta 'cidade subterrânea' encontrada no Egito

Pesquisadores afirmam ter encontrado imensa estrutura abaixo da Pirâmide de Gizé; especialistas em egiptologia, no entanto, apontam 'exagero'; entenda!

Giovanna Gomes Publicado em 24/03/2025, às 09h17

Cientistas estão divididos sobre a suposta descoberta de uma cidade subterrânea sob as pirâmides do Egito, anunciada recentemente por um grupo de pesquisadores italianos. Corrado Malanga, Filippo Biondi e Armando Mei afirmaram ter encontrado uma imensa estrutura a quase 2 mil metros de profundidade abaixo da Pirâmide de Gizé, segundo comunicado divulgado à imprensa.

De acordo com os autores do estudo, equipamentos semelhantes a sonares teriam identificado uma complexa rede de construções subterrâneas, descritas como “dez vezes maiores do que as pirâmides” e compostas por “formas cilíndricas e estruturas cúbicas”.

Os pesquisadores também sugeriram que as pirâmides não serviriam apenas como tumbas faraônicas, mas como uma espécie de “câmara de ressonância gigante”, onde a água preencheria compartimentos internos, gerando vibrações supostamente usadas para fins religiosos. As informações são do portal UOL.

Críticas

A divulgação da pesquisa, no entanto, gerou críticas imediatas por parte de outros especialistas em egiptologia. Zahi Hawass, ex-ministro das Antiguidades do Egito, declarou ao jornal The National que décadas de investigações com radares e outros equipamentos de alta precisão jamais detectaram qualquer evidência de estruturas semelhantes sob as pirâmides.

Céticos também apontaram que o estudo italiano não foi submetido à revisão científica nem validado por pares. Lawrence Conyers, professor da Universidade de Denver e especialista em tecnologias de sondagem do subsolo, questionou a capacidade dos equipamentos citados no estudo para alcançar profundidades tão grandes.

Segundo ele, embora possam existir pequenos espaços ou câmaras subterrâneas, a ideia de uma cidade inteira escondida sob as pirâmides seria, nas palavras do pesquisador, “um grande exagero”.

Egito Pirâmides cientistas pesquisadores cidade subterrânea

Leia também

Jarro de 1.200 anos com ilustrações de camelo é descoberto em Israel


As duas profissões que não sobreviverão à IA, segundo Bill Gates


Estudo sugere interpretação catastrófica para morte de personagem bíblico


Verdadeiro esqueleto de famoso ladrão é identificado após confusão de 220 anos


Segredo de 3 mil anos é encontrado na tumba de Tutancâmon


Casa que David Bowie viveu na infância está à venda por R$ 3 milhões