O físico Albert Einstein - Wikimedia Commons/Ferdinand Schmutzer
Personagem

Carta de Einstein escrita há 72 anos sugeriu teoria sobre comportamento animal

Em carta endereçada a ex-engenheiro, Einstein abordou um tema que viria a ser estudado décadas depois

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/05/2021, às 07h07 - Atualizado às 08h34

Foi descoberta, recentemente, uma carta que o famoso físico Albert Einstein escreveu a um ex-engenheiro de radar da Marinha Real Britânica que residia na Inglaterra. De acordo com o Live Science, o teórico alemão aborda no documento sobre a questão da ecolocalização dos morcegos e da percepção da luz polarizada pelas abelhas.

Em declaração ao site, o cientista do Royal Melbourne Institute of Technology, Adrian Dyer, afirmou que "ficou claro que Einstein recebia um bom número de cartas do público em geral e que com frequência as respondia". O físico encontrava-se no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, em Nova Jersey, quando escreveu sua carta datilografada. 

"Ele era um dos pesquisadores de elite do século 20, mas gostava muito de pesquisa aberta - que você tem que compartilhar seu conhecimento e conversar com as pessoas," afirmou o pesquisador.

Dyer e sua equipe publicaram no último dia 10 de maio, no Journal of Comparative Physiology A, um estudo contendo as informações obtidas a partir da análise do documento. Os pesquisadores souberam da existência do escrito por meio da esposa do destinatário, que soube de uma pesquisa da equipe, a qual sugeria que as abelhas são capazes de entender matemática elementar, incluindo adição e subtração.

A aposentada Judith Davys então entrou em contato com os pesquisadores para dizer que ideias semelhantes haviam sido escritas pelo físico naquela carta recebida por seu marido 72 anos antes.

carta cientista animais engenheiro físico einstein Pássaros

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola