Deolira Glicéria Pedro da Silva - Reprodução/Vídeo/G1
Brasil

Brasileira completa 120 anos e quer ser reconhecida como a mais velha do mundo

Nascida antes do avião e da TV, a supercentenária Deolira Glicéria busca reconhecimento como a pessoa mais velha do mundo

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 10/03/2025, às 13h54

Deolira Glicéria Pedro da Silva, uma verdadeira viajante do tempo, celebra nesta segunda-feira, 10, seus 120 anos de vida. Nascida em 1905, antes do voo do 14 Bis, do primeiro Campeonato Carioca e da invenção da televisão, a senhora viu o mundo se transformar radicalmente ao longo de sua longa jornada.

A comemoração, que acontecerá em sua casa no bairro Frigorífico, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, promete ser grandiosa. Afinal, Deolira é mãe de três filhos, avó de 20 netos, bisavó de 40 bisnetos e tataravó de 37 tataranetos. A família carinhosamente a apelidou de "Terror do INSS", tema de seu aniversário de 117 anos, e ainda não definiu o tema para a celebração dos 120 anos.

Apesar da idade impressionante, a brasileira ainda não figura no topo do ranking mundial das pessoas mais longevas. Para isso, ela precisa do reconhecimento do Gerontology Research Group, instituição científica que valida a idade dos supercentenários. Sua compatriota Inah Canabarro Lucas, quatro anos mais jovem, ocupa atualmente a posição.

Documentação

Para ter sua idade reconhecida, Deolira precisa apresentar um documento adicional, o registro de batismo. A tarefa não é fácil, já que os documentos originais se perderam em uma enchente em 1977. O médico Juair Abreu Pereira, que acompanha a carioca há três anos, está empenhado em encontrar o registro em igrejas da região, incluindo a Paróquia da Imaculada Conceição, em Tombos, Minas Gerais.

A busca por documentos é dificultada pela falha de memória de Deolira, que não caminha e apresenta perda auditiva. No entanto, sua saúde é considerada excelente, e ela não faz uso de medicamentos para comorbidades. Segundo o médico, a religiosidade e a alimentação saudável são alguns dos segredos da longevidade.

A neta, Leida Ferreira, de 65 anos, conta que sua avó era filha de lavradores e só deixou a roça após ficar viúva, por volta dos 80 anos. A perda do filho caçula, Manoel Pedro, aos 75 anos, foi um dos momentos mais difíceis de sua vida.

Segundo 'O Globo', apesar das dificuldades, Deolira continua a celebrar a vida ao lado de sua família. Em breve, ela se tornará tataravó novamente, com o nascimento do filho de sua trineta.

Brasil Rio de Janeiro Futebol Mundo notícias avião TV mulher recorde idade reconhecimento 'Supercentenária'

Leia também

A previsão de Baba Vanga que teria se tornado realidade em 2025


Transatlântico lendário está prestes a se tornar o maior recife artificial do mundo


Placa tectônica está puxando crosta dos EUA para o interior do planeta


Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia


Cinco anos após cesárea, mulher descobre compressa esquecida no abdômen


Igreja Católica denuncia comércio ilegal de relíquias de Carlo Acutis