Jair Bolsonaro durante evento em Brasilia - Getty Images
Jair Bolsonaro

Bolsonaro se manifesta sobre ataques golpistas: ‘Episódio lamentável’

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado em Orlando, nos Estados Unidos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 10/01/2023, às 15h54

No último domingo, 8, bolsonaristas extremistas invadiram a sede dos Três Poderes, em Brasília, e causaram grandes estragos no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF. O ex-presidente Jair Bolsonaro definiu a situação como um “episódio lamentável”.

O líder de extrema-direita disse que não teve “dias calmos” desde que chegou em território estadunidense, no fim de dezembro. Se recusando a passar a faixa para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro foi para os Estados Unidos e se encontra internado em um hospital em Orlando.

Ainda internado, devido a um quadro de obstrução intestinal, ele disse: "Vim passar um tempo fora com a família, mas não tive dias calmos. Primeiro, houve esse lamentável episódio ontem [domingo] no Brasil e depois essa minha internação no hospital".

Volta ao Brasil

O ex-presidente disse à CNN que planeja “antecipar” sua volta ao Brasil que, até então, estava prevista para o fim de janeiro. "No Brasil, os médicos já sabem do meu problema de obstrução intestinal por causa da facada. Aqui, os médicos não me acompanharam", disse Jair, segundo a ANSA, via UOL.

Bolsonaro teria entrado em terras estadunidenses com um passaporte diplomático, que, após a posse de Lula, perdeu sua validade. Ainda sem informar a data de seu retorno, o ex-presidente terá até 30 dias para sair do país ou ainda para alterar seu status migratório.

ataques golpistas Ex-presidente bolsonaristas 'Jair Bolsonaro'

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola