Joe Biden, presidente dos EUA - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Biden considera Brasil um país aliado, afirma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano

Segundo revelado pela diplomata em entrevista, o presidente dos EUA não fará política externa ‘agressiva’ no país da América do Sul

Penélope Coelho Publicado em 12/02/2021, às 09h52

De acordo com informações da BBC, publicadas nesta sexta-feira, 12, pelo UOL, a porta-voz do Departamento de Estado americano para a América Latina, Kristina Rosales, disse em entrevista à BBC que o atual governo norte-americano não irá realizar uma política externa ‘agressiva’ em relação ao Brasil.

Sabe-se que atualmente, os países não vivem uma relação estreita: Joe Biden é contra o posicionamento de Jair Bolsonaro, que por sua vez, apoiou Donald Trump nas eleições presidenciais.

Contudo, apesar desse cenário, a diplomata afirma que as prioridades mudaram e que isso é ‘normal’, mas, esse fator não significa que a relação entre as nações tenham sido destruídas.

Através das redes sociais, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo afirmou que teve uma conversa positiva sobre o contato entre os Estados Unidos e Brasil, com Antony Blinken, Secretário de Estado dos EUA.

“Ficou claro que há excelente disposição e amplas oportunidades para continuarmos construindo uma parceria profunda entre o Brasil e os Estados Unidos”, escreveu o diplomata. Além disso, sabe-se que governo do atual presidente norte-americano, Joe Biden, já revelou intenções de reorganizar o processo de imigrações nos Estados Unidos.

Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro de 2020, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: é o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro de 2020, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer a presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos. 

Brasil Estados Unidos notícias Relações Internacionais Joe Biden

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais