Trump durante aparição pública - Getty Images
Personagem

Atual ministro da Defesa do Reino Unido responsabiliza Trump pelo caos no Afeganistão

Declaração foi dada por Ben Wallace durante entrevista à BBC

Redação Publicado em 16/08/2021, às 19h02

Diante do caos instaurado no Afeganistão após o grupo extremista Talibã retomar o poder, líderes ao redor do país não deixaram de lamentar o atual episódio. 

A tomada de poder foi marcada de fato no último domingo, 15, quando o controle do palácio presidencial localizado em Cabul foi assumido pelo grupo, após da fuga do ex-presidente,  Ashraf Ghani. 

O episódio se dá principalmente pela retirada das tropas dos EUA que estavam no país. Como consequência, Ben Wallace, atual ministro da Defesa do Reino Unido, relembrou que foi durante o mandato de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, que Washigton projetou um acordo de paz, assim visando a retirada das tropas norte-americanas depois de 20 anos de missão no país.

"A sorte foi lançada quando Donald Trump fechou esse acordo", explicou Ben Wallace, durante entrevista à rádio BBC e repercutido pela AFP.

Assim, ele contextualiza que Joe Biden acabou por 'herdar' o caótico episódio. "Biden herdou um impulso, o impulso que foi dado ao Talibã porque eles acreditaram que haviam vencido (a guerra)", disse Ben. 

Ainda durante a conversa, o ministro da Defesa enfatiza que o acordo de paz foi executado às pressas'. 

"As sementes do que está acontecendo agora foram plantadas antes de Biden assumir o cargo. As sementes foram um acordo de paz que foi executado às pressas, não feito em colaboração com a comunidade internacional", explica ele.

Trump culpa Biden

Vale lembrar que em comunicado divulgado no último domingo, 15, o ex-apresentador do programa 'Aprendiz', citou a atual situação do Afeganistão como motivo para pedir a renúncia de Joe Biden. 

"É hora do desacreditado Joe Biden renunciar por permitir o que aconteceu no Afeganistão, mas também pelo aumento vertiginoso da covid, o desastre na fronteira, a supressão de nossa independência energética e a paralisia de nossa economia", disse o marido de Melania Trump.

Já em outra declaração, Trump debochou da gestão Biden diante da atual situação: "O que Joe Biden fez com o Afeganistão é mítico. Será uma das maiores derrotas da história americana", disse ele.

Estados Unidos Afeganistão Trump Talibã cabul Biden Ben Wallace

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha