O designer gráfico Cícero Moraes - Divulgação / Cícero Moraes
Mensa

Artista brasileiro entra para organização de pessoas superdotadas

Novo membro da Mensa, Cícero Moraes é designer gráfico que revelou o rosto de um dos primeiros habitantes do Brasil

Giovanna Gomes Publicado em 28/02/2023, às 18h26 - Atualizado às 18h27

Um especialista em computação gráfica que vive em Sinop, no norte do Mato Grosso, é o mais novo membro do “clube internacional de gênios” Mensa.

Cícero Moraes, quem tem 39 anos de idade, já produziu trabalhos importantes como a reconstrução do casco de um jabuti que havia perdido a proteção em um incêndio no ano de 2015. Foi esse mesmo projeto que o levou ao Guinness Book em 2022, uma vez que se tratou da primeira prótese do tipo desenvolvida a partir de uma impressora 3D.

O profissional também ganhou destaque recentemente ao revelar o rosto de Zuzu, uma das primeiras pessoas a ter vivido no território brasileiro.

Descoberta da superdotação

De acordo com informações do portal de notícias G1, foi em meio à crise da meia-idade que o designer gráfico descobriu ser superdotado. Bastante inquieto, Cícero desenvolveu crises de ansiedade e passou a buscar por autoconhecimento.

“Entrei de cabeça na leitura de materiais que revelassem o que estava acontecendo comigo. Eu imaginava que fazia parte do espectro autista ou algo parecido, pois desenvolvi comportamentos de aversão a pessoas e ambientes poluídos, hiperfoco, sensibilidade à luz, aversão a alguns sons, mapeava com facilidade o humor de quem estava próximo, a fome me deixava irritado e não tolerava injustiça”, disse ele ao G1.

Ao final de meses de estudo e, com o auxílio de um psicólogo e avaliação de uma neuropsicóloga, ele recebeu o laudo de que era uma pessoa com altas habilidades ou superdotação (AH/SD).

“Nunca achei que poderia ser. Fiquei emocionado e aliviado, foi como tirar um peso das costas. O mais agradável de toda essa experiência é que parece que eu fiz as pazes comigo mesmo, passei a me entender melhor, a respeitar os limites, as características, a saber descansar ao passo que ganhei mais coragem para exercer atividades que outrora me cansavam bastante”, explicou Moraes.

gênios Cícero Moraes superdotados Mensa Zuzu designer gráfico

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha