Ilustração realista de sonda Voyager 1 - Divulgação - NASA
Ciência

Apresentando sinais misteriosos, sonda mais distante da Terra intriga a NASA

Falta de relatórios e receio de interferência externa rondam o mistério

Redação Publicado em 20/05/2022, às 14h13

A sonda Voyager 1, tem sido alvo de muitos debates e pesquisas na NASA. Isso acontece por ser o objeto mais distante da Terra que o homem já conseguiu lançar e segundo cientistas, apresenta um problema no seu sistema de orientação espacial, que não está refletindo realmente o que se passa ao seu entorno.

Segundo a NASA, o dispositivo funcionava normalmente com o recebimento e execução dos comandos, contudo, os dados de seu Sistema de Controle Conjunto e Atitude (AACS) apontavam para informações nos computadores da agência que pareciam ser "geradas aleatoriamente" e erradas.

"Nesta fase da missão da Voyager, um mistério como de certa forma faz parte de sua trajetória”, falou a gerente do projeto Voyager 1", Suzanne Dodd.

É exata funcionalidade da AACS, garantir o correto posicionamento da antena da Voyager, que está sempre apontada para a terra. Como o sinal da Voyager 1 não diminuiu, os engenheiros acreditam que a antena ainda está orientada corretamente.

Mas, a sonda está localizada fora do sistema solar, no chamado espaço interestelar (a 23,3 bilhões de quilômetros) e por isso, os cientistas levam mais de dois dias para enviar uma mensagem à Voyager 1 e obter uma resposta.

A espaçonave tem quase 45 anos, o que está muito além do que os idealizadores da missão anteciparam. Também estamos no espaço interestelar – um ambiente de alta radiação que nenhuma sonda esteve antes. Portanto, temos alguns grandes desafios para a equipe de engenharia. Mas acho que, se houver uma maneira de resolver esse problema do AACS, nossa equipe vai descobrir", acrescentou a gerente.

Próximas medidas

De imediato, não é descartada a possibilidade de se tratar de algum fator externo que esteja de alguma forma manipulando os dados e a sonda. 

Em resposta a essa e todas as outras teorias do mistério, a instituição espacial garante que maiores danos às pesquisas serão contidos pela fácil possibilidade de alterar o software do satélite, ou através do uso de seus sistemas redundantes.

ciência Nasa Terra tecnologia satélite notícia sonda universo planeta

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha