Ponteiros de relógio da Universidade de Cambridge foram roubados em pegadinha dos anos 1930, e um deles retornou recentemente
Éric Moreira Publicado em 29/03/2025, às 15h00
Na década de 1930, os ponteiros de um relógio da capela da Universidade de Cambridge foram roubados e substituídos por cópias de papelão, por estudantes em uma brincadeira. E recentemente, o ponteiro das horas retornou à universidade, quase 90 anos após a piada.
Os responsáveis pela façanha foram Geoffrey Hunter Baker, um graduado de Cambridge, que era estudante de línguas modernas e se formou em 1937, ano em que fez a brincadeira, e um colega que até hoje não foi identificado. A dupla pegou os ponteiros do relógio do Gonville & Caius College, e os substituíram por cópias de papelão que "funcionaram muito bem até chover", conta Trixie Baker ao The Guardian.
Trixie, por sua vez, é filha de Geoffrey, e herdou o ponteiro do pai após a morte dele em 1999, aos 83 anos. Na época que a pegadinha foi descoberta, a faculdade simplesmente substituiu os ponteiros e, até agora, o episódio era um completo mistério. E assim como a identidade do colega de Geoffrey, o paradeiro do ponteiro dos minutos segue desconhecido.
Trixie devolveu o ponteiro das horas em uma visita no final do ano passado, e agora o ponteiro está nos arquivos da faculdade, junto a outras lembranças e histórias de pegadinhas entre estudantes. "Fiquei muito feliz em receber Trixie na faculdade e receber o ponteiro do relógio", disse o arquivista da faculdade, James Cox.
Aprender sobre as escapadas dos alunos faz parte da longa e variada história da faculdade. Embora não incentivemos os alunos a participar dessas brincadeiras, fico feliz em saber delas anos depois, quando ninguém se machucou e nenhum dano permanente foi causado — e eles se formaram", complementa Cox.
Sendo esta uma das faculdades mais antigas do Reino Unido, de fato, o histórico de pegadinhas é bastante longo. Por exemplo, em 1958 alguns estudantes de engenharia conseguiram colocar uma van Austin Seven no telhado do Senate House, o edifício cerimonial da Universidade de Cambridge, onde ocorrem as cerimônias de formatura.
Ainda antes disso, em 1921, alunos da Gonville & Caius também chamaram atenção ao remover uma peça de artilharia alemã de uma praça próxima, e exibiram-na no Caius Court.
A previsão de Baba Vanga que teria se tornado realidade em 2025
Transatlântico lendário está prestes a se tornar o maior recife artificial do mundo
Placa tectônica está puxando crosta dos EUA para o interior do planeta
Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia
Cinco anos após cesárea, mulher descobre compressa esquecida no abdômen
Igreja Católica denuncia comércio ilegal de relíquias de Carlo Acutis