Assembleia Legislativa aprovou PEC que elimina a necessidade de plebiscito e consolida nome histórico de João Pessoa como capital
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 19/12/2024, às 14h30
Após décadas de discussão e uma recente tentativa judicial de reverter a situação, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) colocou um ponto final na polêmica em torno do nome da capital paraibana. Em votação unânime, os deputados aprovaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira da lei máxima do estado a obrigatoriedade de realizar um plebiscito para definir o nome da cidade.
Com a decisão, João Pessoa se consolida como o nome oficial da capital, uma homenagem ao político paraibano assassinado em 1930. A mudança do nome de Parahyba para João Pessoa ocorreu em 1930, mas a Constituição estadual de 1988 previa a realização de uma consulta popular para confirmar a escolha.
+ Do assassinato a homenagem: Quem foi João Pessoa?
O deputado Hervázio Bezerra (PSB), autor da PEC, argumentou que um plebiscito hoje seria desnecessário e geraria custos desproporcionais. "Se mudasse, teria de alterar todas as escrituras, imagine o dispêndio de dinheiro e perda de tempo com todos os imóveis", afirmou o palarmentar na Assembleia.
"Os documentos civis também teriam de ser modificados. Além disso, a marca hoje é muito superior ao personagem. Se você perguntar aqui 50 pessoas quem foi João Pessoa, 10 não vão saber. Estamos no melhor período de existência, uma cidade conhecida internacionalmente e seu nome é buscado no mundo todo. Seria uma temeridade mudar", finalizou Bezerra.
A polêmica sobre o nome da capital voltou à tona em outubro de 2023, quando um advogado entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba solicitando a realização do plebiscito previsto na Constituição. No entanto, o TRE entendeu que a competência para marcar o plebiscito é da Assembleia Legislativa e encaminhou o processo para o Tribunal de Justiça.
Segundo o UOL, com a aprovação da PEC, a questão está definitivamente encerrada, encerrando um debate que se arrastava há décadas. João Pessoa, a "Porta do Sol", mantém seu nome em homenagem ao político que marcou a história da Paraíba.
Inferno em La Palma: Série de sucesso da Netflix terá segunda temporada?
Os brasileiros aprisionados nas 'fábricas de golpes' em Mianmar
Saudação bilíngue em trem belga gera polêmica com passageiros
Novas descobertas revelam ritos ancestrais em fonte sagrada na Itália
Fim do mistério: Revelada a verdadeira identidade do Chester
O enigmático piso de ossos descoberto em cidade da Holanda