Fotografia de Hamilton Mourão - Wikimedia Commons
Brasil

Ao lamentar assassinato de homem negro em supermercado no RS, vice-presidente afirma que 'no Brasil não existe racismo'

Hamilton Mourão disse que racismo é 'coisa que querem importar para o Brasil', ao falar sobre a morte de João Alberto Freitas

Redação Publicado em 20/11/2020, às 16h22

Nesta sexta-feira, 20, Hamilton Mourão, vice-presidente da República afirmou que "no Brasil não existe racismo". A fala do político aconteceu após ele ser questionado sobre a morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos.

O homem negro foi espancado até a morte em uma unidade do supermercado Carrefour, por dois sujeitos brancos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na noite da última quinta-feira, 19. O caso aconteceu na véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, 20. 

De acordo com informações do portal de notícias G1, Mourão declarou três vezes que a morte do soldador não foi motivada por questões raciais:

"Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer [...] Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui", disse o vice-presidente para os jornalistas.

Quando questionado mais uma vez por repórteres, Mourão continuou afirmando que o ocorrido não envolve motivações raciais, dizendo que isso acontece nos Estados Unidos, mas, no Brasil não.

“Digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui [...] porque eu morei nos EUA: racismo tem lá. Eu morei dois anos nos EUA, e na escola em que eu morei lá, o 'pessoal de cor' andava separado, [o] que eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil [...] fiquei impressionado com isso aí”, afirmou Mourão.

Brasil racismo supermercado Hamilton Mourão carrefour João Alberto Silveira Freitas

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha