Estátua encontrada - Divulgação/APSARA
Estátuas

Antigas estátuas de arenito representando Buda são encontradas no Camboja

As estátuas foram descobertas por arqueólogos durante os trabalhos de restauração no complexo do templo Ta Prohm, no Parque Arqueológico de Angkor

Giovanna Gomes Publicado em 03/01/2024, às 11h51

Seis estátuas de arenito foram descobertas por arqueólogos durante os trabalhos de restauração no complexo do templo Ta Prohm, no Parque Arqueológico de Angkor, no Camboja, conforme anunciado pela Autoridade Nacional APSARA por meio de um comunicado de imprensa. O templo, também conhecido como Rajavihara, foi fundado por Jayavarman VII, o primeiro monarca dedicado ao budismo no Império Khmer.

Jayavarman, durante seus 37 anos de reinado, iniciou um amplo programa de construção que abrangia infraestrutura pública e a edificação de monumentos.

Como destacou o portal Heritage Daily, o templo Ta Prohm foi encomendado no final do século 12 e início do século 13 d.C. como um mosteiro budista Mahayana, seguindo o típico plano de templo Khmer, em contraste com templos em forma de pirâmide ou montanha.

Após o declínio do Império Khmer no século 15, o templo foi abandonado e gradualmente recuperado pela natureza. Os recentes trabalhos de restauração no templo, porém, resultaram na descoberta de seis estátuas de arenito sob uma plataforma no portal sul de Ta Prohm.

Neth Simon, do Departamento de Preservação de Templos e Arqueologia da Autoridade APSARA, explicou: "As estátuas foram encontradas enterradas sob os escombros do portão sul de Ta Prohm".

O que representam

Segundo a fonte, duas das estátuas representam Buda protegido por um naga (serpente), enquanto uma terceira apresenta Avalokitesvara, um bodhisattva conhecido como "o senhor que olha para baixo" e "Senhor do Mundo". Adicionalmente, duas estátuas danificadas foram descobertas, juntamente com um frontão arquitetônico adornado com esculturas de Buda.

notícias Camboja estátuas buda arqueólogos arenito

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola