Na manhã desta quarta-feira, 18, alertas de bomba interromperam operações em aeroportos no país; mala abandonada suspeita foi encontrada em Nice
Fabio Previdelli Publicado em 18/10/2023, às 10h06
A polícia francesa evacuou seis aeroportos no país nesta quarta-feira, 18, após as autoridades receberem ameaças de atentado por e-mail. A medida afetou operações em Lyon-Bron, Toulouse, Nice, Beauvais e Nantes.
A assessoria de imprensa do aeroporto de Nice informou que uma mala abandonada suspeita foi encontrada nas imediações, algo classificado como "frequente", mas que "exige isolar a área". Por fim, "tudo já voltou ao normal".
Já um porta-voz da Direção-Geral da Aviação Civil confirmou à RFI que outros alertas foram recebidos em Lille (norte do país); Lyon e Toulouse (no sul); e em Beauvais (que fica a cerca de 90 km da capital Paris). Maiores detalhes não foram informados.
Sabe-se, porém, que as ameaças não envolvem famosos aeroportos como Roissy-Charles de Gaulle e Orly. Em Lyon, inclusive, as operações já foram retomadas, mas os demais aeroportos registravam atrasos.
+ Vídeos mostram situação de desespero em aeroporto de Israel
As autoridades francesas relataram que todas as ameaças estão sendo averiguadas. Um aeroporto em Lille, por exemplo, foi esvaziado por volta das 10h30 da manhã do horário local, o que fez com que voos vindos de Marrocos, Argélia e Genebra (Suíça) fossem desviados. A Franfe Info também relatou que o aeroporto de Lille-Lesquin também foi esvaziado pelo mesmo motivo.
Desde a última sexta-feira, 13, após um atentando em Arras que culminou com o assassinato de um professor, alertas a bomba se espalharam pela França. No sábado, 14, o Museu do Louvre foi evacuado. Já com o alerta de hoje, 18, o Palácio de Versalhes foi fechado pela terceira vez em cinco dias.
Por conta do atentado de sexta, a RFI relatou que a França elevou o nível de alerta para o mais alto, “emergência atentado”, que permite que policiais e militares sejam mobilizados excepcionalmente. Assim, já no sábado, o governo ordenou que 7 mil soldados fossem espalhados por todo o território.
Mulher que afirma ter sido abduzida por alienígenas em 1989 processa Netflix
Série documental sobre o caso Robinho estreia com depoimento inédito de vítima
Mulher de 105 anos revela segredo da longevidade: 'Beba cerveja e não case'
O fim do mistério do crânio encontrado durante reforma de casa em 1978
Irmãos Menendez: Esposa de Erik desabafa após recomendação de nova sentença
Após um século, museólogo descobre 'música perdida' de Chopin